5 erros graves que pioram seu melasma

Por Anatólia Mazur

Muitas das ações simples do nosso dia a dia prejudicam muito a nossa pele e pioram demais os casos de peles com melasma.

Melasma é uma doença que não tem cura e, apesar de estar relacionada a fatores internos, precisamos saber que controlar os fatores externos ajudam no não surgimento de manchas e regredi-las também. Hoje vamos falar de alguns exemplos e você ira ver quantos desses erros comete no nosso dia a dia:

1) Banhos Quentes: Quem não ama um banho quentinho e relaxante? Já se imaginou toda plena, tomando seu banho sem nem imaginar quantos problemas esse simples banho pode causar? Sim, infelizmente o quadro de melasma pode se agravar quando expomos a nossa pele a qualquer fonte de calor e não apenas ao sol. Se você é igual a mim e ama um banho bem quentinho, comece a mudar e deixar a água em temperatura mais branda, principalmente quando for lavar o rosto.

2) Tratamentos agressivos: No passado, quando ainda não se tinha conhecimento de como essas manchas na pele funcionavam, era muito comum tratamentos mega agressivos pra tentar tratar e reduzir as manchas. Em um primeira impressão, as manchas até chegam a clarear, mas acabam gerando aquele temido efeito rebote, podendo agravar ainda mais e se espalhar por partes ainda maiores do rosto.

3) Tomar sol cobrindo o rosto: Bronze e melasma não combinam. Triste, mas real. Ficar exposta ao sol por tempo prolongado significa estar com o corpo exposto ao calor excessivo e aumentando o risco do melasma piorar. Por mais que o rosto esteja coberto, a reação do organismo ao excessivo calor torna os danos ainda maiores. Mesmo estando coberto. Pelo chapéu sabemos que embaixo dele fica muito quente, né?

4) Secador de cabelo: lembra da cena em que a Beyoncé faz aquela performance enquanto seca seus cabelo? Não repita isso em casa kkk. Brincadeira. A performance pode até acontecer mas com o jato de ar frio nessa hora. Quando for realmente secar seus cabelos deixe o jato direcionado apenas para os fios, evitando o calor na pele do rosto.

5) Abrir o forno ou entrar no carro quente: Simmm, isso também piora e muito. Em tempos de tanto calor isso acontece diariamente, e acaba piorando quem tem melasma. Pois o melasma é uma doença inflamatória e tudo que irrita a pele pode ocasionar piora do caso. Inclusive as altas temperaturas.

Ai você me pergunta: “Mas Ana, como posso cuidar da minha pele com melasma?”

Existem clareadores com ativos que ajudam e muito no tratamento da pele com melasma. Clareadores que contenham:
✔️ VITAMINA C
✔️ RESVERATROL
✔️RETINOL
✔️ VITAMINA B3

E claro, um bom hidratante com filtro solar que não pode faltar jamais.

São produtos super eficientes em conjunto e não causam efeito rebote. Não agridem a pele na concentração correta, pois são produtos específicos para tratar esse tipo de problema na pele.

Agora comenta ai 👇 quais desses erros você comete?? Qual sua maior dúvida sobre a pele com melasma?

Anatólia Mazur

Maquiadora profissional desde 2016. Especialista e cuidados com a pele e maquiagem pra ensaios e que realça ainda mais a beleza natural da mulher.

Foto: Acervo pessoal

Compartilhar:

1 comentário

  1. Excelente esclarecimento sobre melasma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.