Receitas fáceis e rápidas de preparar salvam qualquer lanche ou até um almoço ou jantar
Telma Elorza
O LONDRINENSE
Torta de liquidificador é uma das melhores invenções culinárias dos últimos séculos. São práticas, rápidas de fazer e ficam muito gostosas. Se você torce o nariz, porque acha que o recheio delas TEM QUE SER de sardinha, é melhor mudar de opinião. Eu recheio com praticamente tudo o que é possível. Inclusive com aquelas sobras que ficam na geladeira, esquecidas. Aqui, dou cinco receitas – mas de uma só massa, que eu gosto muito – para você se deliciar.
Receita da massa: 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara (chá) de óleo, um pacotinho de queijo ralado, 1 colher (sopa) de fermento químico, 3 ovos, sal a gosto. Bata tudo no liquidificador. A forma que vai receber a torta deve estar untada e enfarinhada.
Torta de calabresa
Adoro torta de liquidificador de calabresa. Uso um ou dois gomos de calabresa cortados em rodelas finas, muita cebola e uns dois tomates picadinhos, temperados com azeite, um pouco de sal e orégano. Refogo a calabresa apenas o suficiente para ela não ficar crua (a massa assa mais rápida que ela). E vou montando a torta assim: um pouco da massa, as rodelas de calabresa, a cebola e o tomate espalhados, mais massa. Sempre reservo umas fatias de calabresa e tomate para por cima. Forno até dourar a massa. Faço sempre o teste do palito: enfio um palito e, se ele sair “sujinho de massa”, significa que ainda precisa de mais uns minutos de forno.
Torta de legumes
Pros vegetarianos de plantão, eu sempre faço uma torta de legumes que agrada todo mundo. Você pode usar qualquer legumes que tenha em casa: abobrinha, beterraba, brócolis, cenoura, vagem, tomates, milho, ervilha. Já fiz uma vez apenas com tomate e couve picadinha. Outra vez só com cebola (muita cebola). Fica demais. O segredo é temperar bem os legumes (que devem ser picados pequenos ou passados no ralo grosso ou mandoline), com alho, sal, azeite e as ervas que gostar. Eu prefiro a boa e velha salsinha. Muita salsinha. Monte a torta como descrito na receita da torta de calabresa.
Torta de Frango Defumado
Não vou dar receita de torta de frango porque todo mundo sabe fazer recheio de frango a seu gosto (até com sobras do frango assado de domingo). Mas a torta de frango defumado é ótima porque não precisa ir ao fogo e o gosto do defumado faz toda diferença. Você desfia um peito de frango defumado, mistura com 1 cenoura ralada, milho verde ou ervilha, azeitonas pretas e 1 xícara (chá) de queijo mozarela picado. Salsinha e cebolinha à gosto. Misture tudo e acerte o sal. Monte a torta como descrito na receita da torta de calabresa, mas polvilhe com queijo ralado por cima
Torta de Berinjela
Essa torta eu comi na casa de uma amiga e peguei a receita. Adaptei para a minha massa customizada. Fica simplesmente maravilhosa, mas não vai precisar usar toda a massa. Anote os ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite, 1 berinjela em cubos, meia colher (chá) de sal, pimenta do reino e orégano à gosto, 1 tomate sem semente picado e 150 gramas de muçarela ralado em ralo grosso. Em uma panela, refogue a berinjela com o azeite, sal, pimenta do reino e orégano, até ficar bem macia. Num outro recipiente, misture o tomate, o manjericão e a muçarela. Nesta ordem, coloque um pouco mais da metade da massa (até cobrir toda a assadeira), a berinjela e os tomates com o queijo. Leve pra assar.
Foto: Reprodução da internet