Evento articulado entre as Vilas Culturais de Londrina oferece agenda com música, dança, teatro, artes gráficas, exposição, feira e rodas de conversa, comidas e bebidas
O LONDRINENSE com assessoria
Com vasta programação e atrações para todas as idades, reunindo atividades e apresentações promovidas por diferentes Vilas Culturais atuantes em Londrina, será realizada neste sábado (13) a 1ª Mostra Entre Vilas. O evento, em sua primeira edição, irá ocorrer na Vila Cultural Canto do MARL, das 10h às 21h30, contando com shows, exposição, oficinas, apresentação de circo, teatro e roda de conversa, entre outros momentos. O endereço é avenida Duque de Caxias, 3.241. Para quem chegar até as 15h a entrada será gratuita. Após esse horário, haverá cobrança de um valor simbólico de R$ 5, com o intuito de fortalecer os projetos participantes.
A iniciativa integra o Cultura em Resistência – 10 anos de MARL, celebrando a primeira década de vida desta casa, e está sendo realizada por meio de parceria entre as vilas culturais da cidade, que somaram esforços e se organizaram para mostrar seus trabalhos conjuntamente, ampliando a divulgação. Este espaço será utilizado para mostrar e dar mais visibilidade às ações desenvolvidas em cada um desses polos. Além da parte artística, cultural e formativa, o evento contará com bar e cozinha, e a Feira Flua Cultura de produtores e expositores locais.
A Mostra Entre Vilas foi idealizada com o objetivo de valorizar e trazer o público para conhecer o que as Vilas Culturais têm a oferecer, destacando seu papel de importância enquanto centros difusores da arte, cultura e cidadania. Todas as atividades ou artistas são residentes das vilas culturais ou parceiras. Mais detalhes da programação estão disponíveis nas redes sociais do Canto do MARL – Facebook e Instagram .
Participam do evento, além do Canto do MARL, a Casa da Vila, a Vila Alma Brasil, Grafatório, Usina Cultural e Escola de Circo de Londrina. Todas possuem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina.
Dentre as atrações da variada agenda cultural, a 1ª Mostra Entre Vilas terá momentos de bate-papo e vivências como a Roda de Conversa: Trabalhadoras da Cultura e Racismo, a Primavera Jataí – Operárias Flamejantes, oficina de Cartazes Tipográficos e Banca de Livros da Grafatório Edições. Também contará com a Expo 20 anos Usina, da Usina Cultural, Feira Flua de Dia das Mães e apresentação da Escola de Circo. Outas atrações serão o espetáculo teatral “Leno Queria Nascer Flor”, do artista e produtor cultural londrinense Rogério Francisco Costa, roda de capoeira Angola e roda de Coco, pelo Centro Esportivo de Capoeira Angola).
A parte musical embalará o final da tarde e início da noite, com o forró do Trio Maestra (17h), discotecagem com Chicas Calientes (18h), Maracatu com o grupo Baque de Obá Kossô (19h) e fechando com o show da banda londrinense Etnya, a partir das 20h.
Segundo a programadora cultural do Canto do MARL, Amanda Marcondes, o evento é fruto da articulação nas setoriais das Vilas Culturais londrinenses, buscando fortalecer a integração e sublinhando as funções e a importância desses espaços públicos. “A intenção é valorizar e expor o que as Vilas criam, produzem e oferecem, salientando a importância e relevância dessas casas para Londrina e destacando a atuação dos agentes culturais, trabalhadores e trabalhadoras que estão à frente desses serviços e sempre batalhando em prol da cultura da cidade. Essa primeira edição da mostra surgiu das discussões que envolvem as dificuldades de manter esses espaços funcionando, ativos e produtivos, da busca por aprimoramento estrutural e melhorias que impactam na gestão das vilas”, comentou.
Marcondes contou que a opção de reunir as Vilas Culturais foi ampliar a relevância do evento, trazer mais público para conhecer as atividades e desfrutar da riqueza cultural que Londrina tem e mantém. “Juntos vimos esse formato com potência de visibilidade, uma oportunidade de mostrar para mais gente o que estamos fazendo. Inicialmente, seria um evento menor e mais restrito, mas, ao longo das semanas de produção, observamos a força de uma programação mais extensa e o pessoal das vilas culturais se mobilizando ainda mais para mostrar a força e criatividade que habita em cada um desses locais. Trabalhamos juntos com gosto e de maneira acolhedora para termos um evento vibrante para nós e para o público”, destacou.
Para comemorar uma década de existência do MARL, em 2023, a mostra faz parte do Cultura em Resistência – 10 anos de MARL. Dentro dessa proposta, a programadora cultural do MARL frisou que o trabalho conta com datas específicas para celebrar esse momento da vila cultural. As ações começaram oficialmente em março com evento na própria vila, e um segundo que foi o Quizomba, no mesmo local. “Ainda temos mais três eventos projetados para comemorar essa data. São eventos que ressaltam nossa atuação e importância enquanto espaço público que produz e desenvolve projetos. E a Mostra Entre Vilas é um grande momento de valorização da nossa cultura. Ver nossos espaços ocupados com programação rica, com gente entrando e saindo, entendendo a proposta, participando dos debates e reflexões, se respeitando e se divertindo, é algo muito gratificante e relevante para quem administra e atua nesses locais”, concluiu Marcondes.
A produtora cultural da Casa da Vila, um dos espaços que estarão presentes na 1ª Mostra, Vanessa Rodrigues, falou sobre as expectativas para o evento. “Esperamos chamar a atenção de Londrina com uma programação bem diversa e bonita, com entrada gratuita até 15h e classificação livre. Vamos trazer o público para perto, movimentar o local. Nós, das vilas culturais, esperamos mostrar como existe diversidade, versatilidade e complementariedade entre estes espaços, todas são necessárias e não existe competição. Trabalhamos na cooperação, tem espaço para todos e para mais, a cultura é necessária, a cultura popular é necessária, então precisamos fortalecer isso. Queremos que as pessoas cheguem, vamos espera-las com muito carinho”, disse.
Ela informou que a Casa da Vila estará na Mostra com roda de capoeira realizada pelo Centro Esportivo de Capoeira Angola, filial Londrina, cuja matriz fica em Salvador (BA), e também com a Roda de Coco em grupo. “O Coco em roda é uma brincadeira popular brasileira para quem quiser chegar e cantar, dançar e tocar. Todos serão bem-vindos. E ainda estaremos com nossa tenda composta por fotografias e informações dos eventos e projetos feitos na Casa da Vila ou que tiveram o nosso espaço como sede”, citou.
Programação Mostra Entre Vilas
10h – Exposição 20 anos Usina
10h – Feira Flua de Dia das Mães
10h30 – Apresentação Escola de Circo
11h30 – Primavera Jataí – Operárias flamejantes
12h – Espetáculo teatral “Leno Queria Nascer Flor”
13h – Banca de livros da Grafatório Edições
13h – Roda de conversa: trabalhadoras da cultura e racismo
14h30 – Roda de Capoeira Angola
15 – Oficina de Cartazes Tipográficos
16h – Roda de Coco – aberta
17h – Trio Maestra
18h – Discotecagem Chicas Calientes
19h – Maracatu – Baque de Obá Kossô
20h – Etnyah
Foto: Divulgação