Você sabe o que uma doula faz?

Eu começo a minha participação na coluna falando sobre o que é ser doula. Mas, vamos devagar… Antes, preciso explicar o que a doula faz. Porque é bem engraçada a reação de algumas pessoas quando me perguntam com o que eu trabalho. Embora a função da doula seja muito, mas muito antiga mesmo, como trabalho é algo relativamente novo. Não é raro eu falar “sou doula” e praticamente ouvir o “cri cri cri” ao fundo quando a pessoa responde com um “ahn?”. Claro que, quando a pessoa me fala que sabe o que é, e ainda conversa sobre o assunto, eu fico extremamente feliz. Mas, vamos lá!

A doula é uma profissional treinada para ajudar a mulher que está para se tornar mãe e que procura um parto normal e/ou humanizado (Não sabe o que é um parto humanizado? Vamos falar sobre isso outro dia). Ela oferece suporte informacional, físico e emocional para as gestantes, informações sobre profissionais que acompanham o parto normal, prepara a gestante e/ou o casal para o momento do parto, fica o tempo todo durante o trabalho de parto, promovendo alívio da dor com métodos não farmacológicos e, depois do parto, auxilia na adaptação da mãe com o bebê no primeiro mês de vida.

Ah! Então a doula é uma parteira?! Não. As pessoas confundem muito, mas a doula não é parteira. Hoje em dia, quem faz a função de parteira é a enfermeira obstétrica. A doula está ali para ajudar a mulher no processo do parto. Não realiza nenhum procedimento médico ou de enfermagem.

Outra coisa que preciso deixar muito claro: as mães que procuram o serviço da doula, geralmente, procuram um parto normal. Isso faz com que as pessoas pensem que toda doula é contra a cesariana, e isso não é verdade. Eu, como doula, amo uma cesárea feita por necessidade real. A doula não se intromete em nenhuma conduta médica, muito pelo contrário, ela prepara a gestante até para quando uma intervenção é necessária.

Agora que eu falei sobre o que a doula faz (e não faz), eu posso falar pra vocês o que é ser uma doula.

É estar em um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher, é ter a honra de acompanhar o nascimento do seu bebê. É chamar o bebê junto com a mãe a cada contração, é poder ver que a vida tem uma força absurda e se emocionar com todo primeiro choro. É presença, é colo, é afeto.

É como dizem: a doula não faz o parto. A doula faz a diferença e faz parte.

Foto: Acervo pessoal Cheyenne Muller

Marilia Bittencourt

Doula, graduanda em enfermagem, empresária, trinta e alguns anos, mãe solo coruja de 3 filhos lindos, humana de uma gata. Falo com muito amor sobre assuntos relacionados ao universo feminino, sexualidade, parto e maternidade. Desde 2009, trabalho com mulheres e mães que querem ter uma experiência positiva com a maternidade e criar seres humanos melhores para o mundo. Vamos conversar sobre tudo isso e mais um pouco? Vocês também podem me encontrar no Insta @mariliadoula

Compartilhar:

Um comentário em “Você sabe o que uma doula faz?

  • 10 de março de 2019 em 01:20
    Permalink

    Parabéns, otimo texto!!!!! Muito sucesso pra você!!!! Mulher linda

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *