Virada Cultural tem eventos de todos os tipos

Agenda reúne uma programação variada

O LONDRINENSE com assessoria

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) publicou a agenda da Virada Cultural para a próxima semana. A programação é referente aos dias 8 a 14 de outubro e os interessados podem conferir os conteúdos, através deste link. Todas as atrações são gratuitas a qualquer tipo de público. Para esta semana estão previstas palestras, podcast, bate-papos, oficinas, peça teatral, tour on-line pelos acervos dos museus, atividades infantis, oportunidades e até um festival de hip hop.

Trabalhadores, da área de Cultura, ainda podem solicitar a Renda Emergencial Mensal para Pessoa Física, referente à Lei Aladir Blanc, até quarta-feira (14). Para saber se você se enquadra nesta legislação, basta acessar o link de cadastramento de pessoa física. A ação é uma iniciativa da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura do Estado do Paraná.

A Vila Cultural Canto do MARL está promovendo uma série de bate-papos ao vivo, através do Youtube, para abordar o tema “Ocupações Culturais”. Na próxima quarta-feira (14) a mediadora Raquel Palma irá conversar sobre o assunto com os integrantes do grupo Galpão da Lua, de Presidente Prudente (SP), Mariane Palhares e Tiago Francisco Munhoz.

O Núcleo de CineDramaturgia Dramátika irá promover a peça teatral “Homem de Costas”, hoje (9) e amanhã (10), sempre às 20h. Com cerca de 45 minutos de duração o espetáculo irá mostrar a relação obsessiva entre um artista plástico e um modelo. Em formato de vídeo a peça ficará disponível no canal do Youtube, da produtora Kinopus.

Para quem gosta de hip-hop, o 8º Festival Hip Hopé Vermelho irá acontecer nos dias 9, 10 e 11 de outubro (sexta-feira a domingo). Em celebração aos 86 anos de Londrina o encontro irá trazer atrações como workshops, batalhas de música, competições coreográficas e cyphers. Vale ressaltar que o evento ocorrerá, integralmente, de forma virtual através do Youtube do Festival. Na sexta e no sábado os encontros estão previstos para acontecer às 16h, enquanto que no domingo o horário de início será às 13h.

O projeto “Dança-teatro nas praças” irá divulgar, nesta sexta-feira (9), às 20h, o espetáculo solo “Na Gaveta de Baixo”, da atriz Ana Karini Barbieri. As apresentações, filmadas no Bar Valentino, terão exibição gratuita através do Facebook. O evento também conta com patrocínio PROMIC.

A Vila Triolé Cultural, junto à palhaça Adelaide, promove mais um episódio do podcast “Avós do Brasil”. Divulgados durante todas as segundas, quartas e sextas-feiras, por volta das 8h, as exibições possuem o objetivo de disseminar conteúdos considerados como notícias boas para a população. É possível conferir todas as atividades deste projeto, por meio de diversas plataformas de áudio disponibilizadas virtualmente: Spotify; Deezer; Google Podcast; Anchor; Breaker; PocketCasts; e Radiopublic. Acesse o Facebook da página para mais informações.

Para a criançada o canal da Vovó Fofuxa, no Youtube, é uma alternativa. Dentre as atrações estão contos, receitas e brincadeiras lúdicas. Os vídeos, publicados semanalmente, são de curta duração.

A Rádio Alma Londrina, por sua vez, disponibiliza conteúdos radiofônicos ao público, de forma democrática e gratuita. O último episódio, de nº 39, faz a divulgação de três eventos: Azylo Hotel Live; Pint of Science; e Live Session Abdusom.

O tópico “Tour pelos Museus” traz, novamente, a Série Acervos, com informações e imagens, disponibilizadas através de ambiente virtual, das galerias e exposições que compõem o Museu Histórico Padre Carlos Weiss. Além disto, há a divulgação de um vídeo em homenagem ao professor Jorge Cernev, um dos fundadores do Museu Histórico de Londrina. O conteúdo lembra os 50 anos de existência da instituição cultural. Já o Museu Aeroespacial de Washington, nos Estados Unidos, dispõe de um acervo virtual para que o público possa visualizar exemplares históricos, como o Módulo Lunar ou o avião dos irmãos Wright.

Por fim, na área de oportunidades, a agenda da Virada Cultural desta semana oferece acesso ao Chamamento para o Licenciamento de Conteúdo Digital “Cultura nas redes”, promovido pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura; à concepção de projetos audiovisuais e fontes de financiamento, da Escola de Governo; e ao Saber Museu, do Ministério do Turismo.

Os conteúdos da Virada Cultural podem ser enviados, semanalmente, via e-mail a qualquer interessado. Para isto basta telefonar para (43) 3371-6606 ou enviar um pedido para: acaocultural@londrina.pr.gov.br.

Realização – A Secretaria Municipal de Cultura promove a Virada Cultural juntamente com os Conselhos de Cultura e de Patrimônio Cultural, Comitê Municipal de Economia Criativa, SEBRAE e Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina (APL do Audiovisual).

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *