Vendas do Dia dos Pais terá reforço de Feira da Praça

Em São Paulo, o comércio não está com grandes expectativas; mas Londrina prevê uma melhora com aprovação da reforma da Previdência e FGTS

Telma Elorza e Agência Brasil

O comércio de São Paulo não tem grandes expectativas em relação às vendas para o Dia dos Pais. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a data deverá ser marcada pela compra de “lembrancinhas”, presentes que não causem impacto no orçamento, assim como ocorreu no Dia dos Namorados.

De acordo com a entidade, o Índice de Consumo das Famílias (ICF) está patinando, com recuo de 3,2% em julho. “Embora o consumidor esteja mais disposto a ir às compras, [como apontou alta de 3,3% do Índice de Confiança do Consumidor em julho], as instituições financeiras ainda seguram o crédito diante da inflação e do alto índice de desemprego no país”, destaca a FecomercioSP, em nota.

Segundo a entidade, os bancos só deverão liberar crédito quando houver queda nos índices de desemprego, para não correr o risco de elevação da inadimplência. A expectativa da FecomercioSP é que as vendas do segundo semestre sejam impulsionadas nos meses de novembro e dezembro com as promoções da Black Friday e do Natal.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) e o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), utilizados pela federação, são apurados mensalmente com dados de cerca de 2,1 mil consumidores.

LONDRINA

Em Londrina, a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) terá um dia de Feira na Praça – evento que vem movimentando o comércio nas datas comemorativas na cidade -, no Calçadão, para ajudar um pouco os lojistas do Centro. Segundo o presidente da Acil, Fernando Moraes, a feira está fazendo sucesso e, por isso, terá uma edição no sábado, véspera dos Dias do Pais, das 11 às 18 horas . “Não teremos uma ação maior porque não vamos ter horários especiais, os sindicatos estão em negociações e ainda não definiram nada disso”, explica.

A expectativa de vendas, para Moraes, é boa, mesmo que o dia dos Pais empate com os dos Namorados em vendas, perdendo para Natal, Black Friday e Dias das Mães. “Nós não fizemos uma pesquisa e nem posso dizer o ticket médio do valor do presente. Mas é a primeira data comemorativa após a votação da reforma Previdência pela Câmara dos Deputados e já sabemos que, em setembro, vai entrar dinheiro do FGTS no mercado. Isso cria uma expectativa melhor de consumo”, analisa.

No Boulevard Londrina Shopping, a expectativa de vendas é maior. Para incentivar mais o consumidor, o shopping está com a promoção “Coração Acelerado” que vai sortear uma moto BMW F-750 GS por meio de cupons a cada R$ 200 em compras. “Queremos brindar a data com um presente especial neste mês que é dedicado aos pais. O sorteio amplia possibilidades para que o consumidor possa realizar desejos mais altos de consumo”, afirma Maurício Morelato, superintendente do Boulevard Londrina Shopping.

A campanha vai de 1º a 30 de agosto. E as trocas de cupons fiscais de compras por cupons da promoção podem ser feitas durante todo o mês no balcão de troca que fica no piso superior, ao lado da loja Arezzo, ou por meio do aplicativo Chega de Fila, disponível para smartphones Android e iOS, e que gera cupons em dobro. O sorteio da moto BMW será no dia 12 de setembro, às 16 horas.

Foto: Feira na Praça Dia das Mães – Divulgação/Acil

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *