Vamos falar sobre ovos

Os melhores cafés da manhã que me lembro eram nos finais de semana de inverno, lá em Medianeira. Não tinha que acordar cedo, meu pai chegava das viagens dele, minha mãe acendia o fogão a lenha cedinho, pra esquentar a casa toda, colocavam batata-doce pra assar na brasa e preparavam ovos quentes pra gente. Que delícia. Comíamos na casca mesmo, com pão caseiro.

Durante muito tempo o ovo foi um vilão. “Aumenta o colesterol”, diziam, mas de repente descobriram que na verdade ele traz grandes benefícios para a saúde, tem proteínas, vitaminas, ajuda a emagrecer, ajuda a fortalecer a musculatura, virou um grande aliado das dietas, e sim, pode comer todo dia. Eu como! Frito, cozido, mexido, omelete são comuns nas nossas mesas, mas o que você me diz dos ovos poche? E ovos Benedict? E ovos Florentine?  Pode deixar que eu ensino aqui. Não é difícil como parece.

Ingredientes para Ovos Poche:

– 2 litros de água;

– Ovos frescos;

– 20 ml de vinagre de vinho branco ou outro meio ácido;

(serve para a clara não se separar na água).

– 1 galho de estragão (opcional)

Em uma panela de boca larga ferva a água com o vinagre e o estragão. Quando a água começar a ferver abaixe o fogo. Se você tiver um termômetro, a temperatura ideal é 85°C. Se não tiver, espere a fervura diminuir. Não pode estar borbulhando forte. Quebre o ovo em um bownl e apenas escorregue ele para dentro da panela. Ele vai para fundo da panela e depois sobre. Marque 3 ou 4 minutos (você precisa testar o tempo no seu fogão) e retire com a escumadeira.

Certifique-se de não fazer mais que 2 ovos por vez. Se você for consumir imediatamente basta temperar a gosto, se você for fazer vários e depois servir, coloque o ovo em uma tigela com água gelada para o cozimento. Na hora de servir coloque novamente em água fervente por 50 segundos.

Ingredientes para Ovos Benedict:

– 1 ovo poche;

– 1 pão de base macia;

(Pode ser o brioche que aprendemos aqui).

– Fatias de bacon a gosto;

– Ervas aromáticas de sua preferência.

Para o molho Hollandaise:

– 4 gemas de ovos peneiradas;

– 30 ml de vinho banco;

– 360g de manteiga clarificada morna e derretida (derreta a manteiga em banho-maria e com uma escumadeira retire a parte sólida que fica boiando);

– 20 ml de limão;

– 20 ml de água;

– Sal a gosto;

– Pimenta do reino branca a gosto.

Coloque as gemas e o vinho em um bowl e bata, com um batedor de arame, fazendo um 8 rapidamente. Acrescente a manteiga vagarosamente, batendo sempre (você vai precisar que alguém ajude aqui). Bata por uns 2 minutos e então acrescente o limão e tempere a gosto. Reserve.

Frite o bacon. Se quiser, você pode aquecer seu pão. Agora é só dispor a fatias de brioche com o bacon, o ovo poche, acrescentar o molho Hollandaise e as ervas. Pronto!

Para os Ovos Florentine, basta trocar o bacon por espinafre refogado!

Não é uma delícia?

Foto: Arquivo pessoal

Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *