Vamos empanar?

Não existe uma receita certa para empanar. Tem quem use farinha de trigo e de rosca, tem quem use fubá, farinha de arroz, farinha de coco e até de tapioca. A verdade é que quase todo tipo de proteína pode ser empanado, você pode escolher os ingredientes conforme o sabor e textura que quer trazer.

Acredito que a forma mais comum de empanar é com farinha de trigo, ovo e farinha de rosca, uma farinha feita de pão triturado. Em geral, o resultado é um empanado bem crocante e sequinho. Mas, de uns tempos pra cá, temos visto muitos preparos com farinha Panko, farinha japonesa que também é feita de pão triturado, porém tem flocos maiores. Vale a pena experimentar fazê-la em casa.

Ingredientes para farinha Panko:

– 1 pão de forma.

Rasque as fatias de pão grosseiramente e coloque no liquidificador de 5 em 5 fatias. Bata no pulsar até que formem flocos. Agora é só assar no forno pré-aquecido em 180º C. Normalmente com 20 minutos fica pronto, mas você precisa monitorar, pois cada forno responde de forma diferente. Espere esfriar e guarde em saquinhos bem fechados.

Vamos fazer os camarões empanados?

Ingredientes:

– 400 gramas de camarão (eu prefiro os médios);

– Sal a gosto;

– Limão a gosto;

– Ervas aromáticas como tomilho, salsinha, a gosto;

– 2 ovos;

– 250 gramas de farinha de trigo;

– 250 gramas de farinha Panko;

– Óleo para fritar.

Limpe os camarões. Eu gosto de deixar o rabinho. Tempere com o sal, o limão e as ervas. Deixe o tempero agir por alguns minutos. Distribua a farinha de trigo, a farinha Panko e os ovos, levemente batidos com um garfo, em pratos diferentes. Passe os camarões 1 a 1 primeiro na farinha de trigo, depois nos ovos e por ultimo na farinha Panko.

Frite em óleo bem quente. O ponto é quando estiver dourado!

Viu? É muito fácil e prático!

Foto: Arquivo pessoal

Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *