Uma sobremesa especial para Páscoa: Cheese Cake

Procurando aqui uma sobremesa para Páscoa, parece que a melhor opção é algo de chocolate, mas acaba que as crianças ganham ovos e caixa de bombom e antes mesmo de acabar o feriado já estamos todos querendo algo diferente. Procurando nas receitas, acabei optando por uma cheese cake, ou, bolo de queijo. A torta é muito popular nos Estados Unidos, e leva este nome porque tem bastante cream cheese no recheio e é um prato bem saboroso, não tão doce e bem adequado ao calor que ainda está por aqui.

Você vai precisar de uma forma de fundo removível de 20 a 25 cm.

Ingredientes da massa:

– 100 g de farinha de trigo;

– 100 g de farinha de amêndoas;

– 100 g de açúcar refinada;

– 100 g de manteiga sem sal (em temperatura ambiente – ponto pomada).

Misturar todos os ingredientes na batedeira com o batedor raquete (folha). Deixar descansar na geladeira por pelo menos 20 minutos. Abrir a massa e cobrir a forma de fundo e pré-assar em fogo pré-aquecido de 180 graus por 10 minutos.

Ingredientes para o recheio:

– 1250 g de cream cheese;

– 50 g de creme de leite fresco;

– 300 g de açúcar refinado;

– 45 g de farinha de trigo;

– 5 ovos grandes;

– 2 gemas;

– 10 ml de essência de baunilha;

– zestes (raspas) de limão.

Na batedeira bata o cream cheese, em temperatura ambiente, e o creme de leite, em velocidade lenta. Acrescentar o açúcar e bata apenas o suficiente para misturar. Agora coloque os ovos, as gemas, as raspas de limão e a essência de baunilha, batendo sempre em velocidade baixa. Por último adicione a farinha de trigo.

Coloque a mistura sobre a massa pré-assada e leve ao forno pré-aquecido em 100 graus por 1 hora. Depois deixe esfriar na geladeira por pelo menos 3 horas.

A última etapa é a cobertura. Escolha uma geleia que você goste. Nós já colocamos a receita aqui. Eu optei por mirtilo! E aproveite!

Foto: Acervo pessoal

Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *