TODA BONITA – Máscaras de Argila: como utilizar!

Olá, hoje a coluna vai falar de um tema precursor no cuidado com a beleza: as máscaras de argila!

Você sabia que os egípcios a chamavam de “maskharah”, que significa disfarce. Os gregos a utilizavam para restaurar a pele após tratamentos estéticos de desintoxicação e esfoliação realizados de forma caseira e a chamavam de “mask”, que remete a fantasma.

Em sua composição basicamente encontramos partículas cristalinas microscópicas de minerais denominados oligoelementos como o ferro, sódio, cálcio, magnésio e o silicato de alumínio, componente mais abundante em todos

Na atualidade, elas são empregadas em clinicas estéticas, spas, salões de beleza e clínicas, cada qual com sua finalidade, sejam elas cicatrizantes, estimulantes, absorventes ou apenas esfoliantes

As máscaras de argila são diferenciadas em cores de acordo com os minerais que a compõe, a partir a decomposição de diferentes rochas (feldspáticas e sedimentares). Seu mecanismo de ação ocorre ao entrar em contato com a pele, quando fazem troca de eletrólitos.

Entre as principais e mais encontradas em lojas de cosméticos estão:

Verde – rica em silício zinco e óxido de ferro, tem ação desintoxicante, adstringente, cicatrizante e bactericida, muito indicada nos tratamos de acne e celulite.

Branca – rica em alumínio e silício, tem função revitalizante e clareadora.

Preta – rica em silício, alumínio e titânio, ela ativa a circulação e ajuda na renovação celular com ação anti-inflamatória e desintoxicante. Também é rejuvenescedora.

O modo de aplicação da mesma deve seguir alguns passos:

Limpar a pele com o sabonete ideal e realizar uma esfoliação logo após. Fazer a mistura da água com argila até virar uma pasta maleável e, se necessário, for colocar algumas gotas de óleo essencial.

Aplicar a máscara com uma espátula de maneira uniforme e em quantidade generosa por toda a face. O tempo que vai ficar na pele depende das indicações do fabricante mas, em média, é entre 10 e 20 minutos no máximo. Após realize a sua retirada com água corrente e finalize com um hidratante.

Não se esqueça que ela não pode ser realizada em exagero, o indicado é uma a duas vezes na semana, no máximo, no caso de peles acneicas e mistas. Já se for mais seca apenas a cada 15 dias!

Segundo essas dicas garanta uma pele maravilhosa em todas as estações do ano!

Foto: Pixabay

Rebecca Mendes 


Graduada em Direito, encontrei na faculdade de Estética e Cosmética a minha paixão: melhorar a auto-estima das mulheres. Com especializações vários ramos da cosmetologia, atuo na área com espaço próprio, que alia ateliê de beleza com cursos ministrados e loja de cosméticos.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *