TODA BONITA: Alongamento de cílios – Mitos e verdades sobre o procedimento

Já a algum tempo no mercado da beleza, o alongamento de cílios vem para evidenciar ainda mais a beleza do olhar da mulher. Para aquelas pessoas que sempre recorrem aos cílios postiços – seja numa maquiagem especial, ou até mesmo no dia a dia -, o alongamento tem mesmo objetivo do mega hair no cabelo: alongar os fios e dar o efeito de volume ou comprimento.

As técnicas, desde o seu surgimento, evoluíram muito assim como os materiais, que na maioria são importados. A técnica se subdividem em duas principais: fio a fio e volume russo. “Mas Rê, o que é isso?”. Bom, baseando-se no pedido da cliente, quantidade de fios, simetria facial e outros fatores a serem avaliados pela especialista, a técnica fio a fio – como o próprio nome diz – vem para garantir um olhar mais natural onde uma única unidade de cílios é colocada no cílio natural. Ao contrário do volume russo, que implica na colocação de um tufo de cílios em um único cílio natural da cliente, compreenderam? Ou seja, fio a fio garante a naturalidade e o volume russo aquele efeito boneca e de volumão!

Tudo isso deve ser avaliado por uma profissional que vai, a partir do pedido da cliente e avaliação inicial, traçar um “mapa” dos cílios e realizar um minucioso e delicado procedimento que leva em torno de 1 a 3 horas de execução, com preços que variam em torno de R$100 a R$220 dependendo da localidade do país e qualidade no trabalho realizado!

Vamos então a algumas dúvidas recorrentes em centros de estética e beleza que aplicam esse procedimento:

A técnica fio a fio garante o efeito mais natural? Sim, como já dissemos acima, apenas um único fio será colocado em cada cílio natural e criado a extensão que pode variar de tamanho e curvatura, de material sintético ou seda para garantir leveza e naturalidade.

Prejudica os cilios naturais? Claro que algumas pessoas já devem ter visto pela internet relatos de absurdos realizados no quesito alongamento de cílios, mas calma! Procure um profissional qualificado, fotos autorais do seu trabalho ou quer melhor propaganda do que o boca a boca e ver em uma amiga ou colega o serviço realizado!? Assim como todo corpo estranho, seu olho pode estranhar o alongamento e provocar irritações. Nesses casos, a indicação é de retirada assim que possível pela mesma profissional para que não haja prejuízo da saúde dos cílios naturais.

Possui restrições para fazer? Todo procedimento estético e de embelezamento do olhar lida com produtos químicos. Por mais que haja autorização da ANVISA, as restrições gerais estão ligadas às pessoas que tenham alguma irritabilidade ou sensibilidade ocular, passado por cirurgia recente, gestantes e lactantes que devem solicitar a autorização médica para realizar. Nesses casos, temos que garantir tanto sua saúde quanto a de seu bebê pois nesses períodos, em caso de alergia, os medicamentos estão mais restritos e essa mamãe pode passar por apuros na hora de sanar alguma possível intercorrência com o procedimento. Melhor evitar né?!

Máscara de cílios? Usar ou não? Se o alongamento vem para, além de alongar, garantir a curvatura tão desejada, melhor no período em que estiver alongado evitar ao máximo sua utilização e passar longe dos que garantem ser “a prova de água”.

Fios que estão se soltando, pode tirar em casa? Não! Para isso existe a manutenção, ela vem para garantir a saúde dos fios, repor as possíveis falhas e deixá-los ainda mais naturais.

Demaquilante, pode? Assim como o rímel, melhor evitar, passe longe de produtos que garantem a retirada de maquiagem pois os mesmos podem até remover a cola utilizada no procedimento!

Demaquilante não pode, mas a higiene é essencial! Para garantir que doenças oculares sejam causadas a sua lashe design irá fornecer o kit para higiene contendo uma escovinha e shampoo neutro. É essencial que você limpe e penteie todos os dias mas nada de força ou “esfregar”, coçar então nem pensar!

Seguindo as dicas acima, procurando uma profissional qualificada e fazendo sua parte da manutenção em casa você terá cílios poderosos, longos ou volumosos por mais tempo e mantendo a saúde dos seus naturais!

Foto: Pixabay

Rebecca Mendes 


Graduada em Direito, encontrei na faculdade de Estética e Cosmética a minha paixão: melhorar a auto-estima das mulheres. Com especializações vários ramos da cosmetologia, atuo na área com espaço próprio, que alia ateliê de beleza com cursos ministrados e loja de cosméticos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *