TODA BONITA: Acne e maquiagem, qual a relação de ódio e amor existente entre os dois?

Quem nunca teve problemas com acne que atire a primeira pedra, né? Seja na adolescência ou fase adulta,  elas fazem a festa em partes indesejadas no nosso corpo como rosto, braços e costas.

Na fase adulta, elas insistem em aparecer onde menos desejamos e em ocasiões indesejadas. Você já passou pela seguinte situação “nossa, estava com a cara/face limpinha, foi só surgir o evento que apareceu uma espinha enorme!” Mas você sabia que ela tem relação direta com stress, ansiedade e também aquele chocolate que você comeu na semana em que ela apareceu?

Isso ocorre porque, quando essa fase de instabilidade emocional está muito intensa, aumenta a produção de cortisol que consequentemente estimula os hormônios androgênios, que acionam ainda mais a glândula sebácea responsável pelo surgimento dessa temida afecção.

Quem usa maquiagem está mais suscetível ao problema pois a maquiagem tampa os poros e corre-se o risco de piorar algo que gostaria de ver suavizado. Sabemos que a maquiagem é universal e sua formulação muitas vezes não contempla quem tem acne.. Quem tem mesmo que usar maquiagem e não pode evitar, precisa higienizar muito bem a pele antes da aplicação da base.

Se você tem acne, deve  procurar produtos que sejam adequados para peles acneicas e que, na embalagem, esteja escrito “OIL FREE”, livre de óleo na composição. Elas irão ajudar a remover a oleosidade excessiva da pele e, a longo prazo, secar as acnes.

O ideal é que peles que estejam passando por essa fase não utilizem nenhuma maquiagem, mas como muitas mulheres necessitam estar sempre maquiadas, é ideal seguir uma rotina de preparação de pele de: limpar, tonificar e hidratar para depois maquiar e, no final do dia, retirar tudo isso para que a pele “respire” e descanse até o próximo dia.

Foto: Pixabay

Rebecca Mendes 


Graduada em Direito, encontrei na faculdade de Estética e Cosmética a minha paixão: melhorar a auto-estima das mulheres. Com especializações vários ramos da cosmetologia, atuo na área com espaço próprio, que alia ateliê de beleza com cursos ministrados e loja de cosméticos.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *