Tiraram o bigode do Mário

Numa era em que 4K representava o tamanho dos jogos e não essa resolução hiper-realista a que estamos nos acostumando, um bigode marcou para sempre o mundo dos videogames. Seu portador ficou conhecido como “Mr. Video”, no longínquo ano de 1981. Ele era o protagonista de um jogo em que o vilão, um macaco gigante e mau, raptava a namorada do próprio Mr. Video, que subia andar após andar numa tentativa sem fim de reaver sua amada. Reconheceu?

É claro que estamos falando de Jumpman, o carpinteiro – esse ícone dos videogames desde sua estreia em Donkey Kong. Ah, você achou que era o Mário? Não achou errado. É que esse foi o terceiro e definitivo nome do personagem, batizado assim por conta do proprietário do barracão onde a Nintendo estocava seus arcades para distribuição na região de Seattle, EUA.

O bigode é uma das marcas registradas de Mário desde sua origem como Mr. Video. E quem explica é o criador do personagem, Shigeru Miyamoto:

Basicamente, as limitações gráficas foram a justificativa necessária para que o bigode surgisse. E foi assim a partir de então. Em todos os títulos, duas coisas se destacavam cada vez mais em Mário: o bigode e o chapéu. O ex-carpinteiro e agora encanador (justificativa dada por Miyamoto para o personagem ter tanta facilidade em entrar em tubos e manilhas) ostentava cada vez mais orgulhoso seus belos pelos faciais.

Até que um herege que atende pelo nick SlashSMC fez o nenhum ser humano de bem imaginou um dia ser possível. Ele acabou com o bigode do carismático personagem em Super Mario Odyssey. Veja com seus próprios olhos, mas com a consciência de que não há a opção de “desver”:

Além de ser ex-carpinteiro e ex-encanador (como aparece descrito em japonês nessa página da Nintendo)Mário agora também é ex-bigodudo. É tão absurdo como se o Sonic tivesse assumido formas humanas e totalmente desproporcionais para um filme live-action. Não, pera…

Houve quem comparasse o Mário de cara limpa ao certinho Félix, do filme/jogo Wreck It Ralph.

É suficiente? Parece que não. Como para algumas pessoas quem tem limite é município e cartão de crédito, sobrou cera de depilação também pros lados de Zangief, o russo bruto, rústico e sistemático de Street Fighter.

Se eu fosse você, passaria longe do Cemu, esse emulador de Nintendo WiiU para computadores, também não faria o download dessa aberração que é o Mário desbigodado . Mas eu não sou você, então faça o que achar melhor da sua vida. 

Fotos: divulgação

Fábio Calsavara

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é BIO_CALSAVARA-2-1024x768.jpg

É jornalista e gamer raiz. Do tempo em que criança jogava fliperama em boteco de rodoviária.



Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *