Seu dia a dia – Série Bolsa de Valores: qual seu perfil de investidor?

Na série Bolsas de Valores, comentei na coluna anterior sobre Home Broker e como é acesso por meio do cadastro na corretora. Após o cadastro é muito comum o sistema oferecer um breve questionário para traçar o seu perfil de investidor a enquadrar em três categorias: arrojado (ou agressivo), moderado e conservador.

O resultado avalia as suas características em relação a investimentos e a tolerância aos riscos envolvidos e serve para indicar os investimentos mais apropriados ao seu perfil.

Ainda na avaliação é considerado a situação financeira (renda e patrimônio), idade, conhecimento do mercado e seus objetivos de investimento.

Veja então as principais características de cada perfil de investidor:

O PERFIL CONSERVADOR: prioriza a segurança em suas aplicações e em diversificação de investimentos. Mantém a maior parte da sua carteira em produtos de baixo risco, como por exemplo: tesouro direto, poupança, CDB e fundos de renda fixa

O PERFIL MODERADO: aprecia a segurança, mas já tem tolerância a riscos de longo prazo. Tem como características a flexibilidade, aproveita cada investimento e possui conhecimento do mercado equilibrando rentabilidade versus risco.

O PERFIL ARROJADO: que compreende que as perdas a curto prazo são breves e necessárias para aproveitar ganhos no longo prazo. Possui bom conhecimento de mercado, procura sempre uma melhor rentabilidade e aceita exposições ao risco.

Eu fiz o meu perfil na Rico Corretora e deu como moderado e de certa forma me orientou a olhar as melhores opções. E assim, se desejar saber mais sobre esse assunto acesse o link .

Existem outros sites que permite fazer testes, como esse
Isso aí, já imaginou qual deve ser seu perfil? Deixo mais dicas de leitura de um assunto da economia do nosso dia a dia. Uma ótima semana.

Foto: Pixabay

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade do Centro Oeste /PR, economista formado pela UEL, pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR, doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), mestre em administração pela Universidade Norte do Parana, aperfeiçoamento em gestão na Drexel University – Pensilvânia, Estados Unidos; e com pós-graduação em maçonologia: história e filosofia, estatística, comportamento organizacional e marketing. Autor dos livros: Sistema de Informação de Marketing (SIM): Ferramenta de Apoio com Aplicações à Gestão Empresarial – Editora Altas (2010); Estudos em Administração com Enfoque em Pesquisas Quantitativas, Editora Apprehendere (2018); Cidades e Informações inteligentes para os cidadãos, Editora Appris (2019). Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *