Seu dia a dia – Série Bolsa de Valores: como são as análises gráficas e fundamentalista no mercado de ações

Na coluna de hoje, destaco uma maneira de como olhar o mercado de ações quando decidir qual papel comprar, caso queira navegar sozinho nessa atividade.

Há duas formas básicas na escola do pensamento no mercado de ações quanto a análise do desempenho de uma ação e suas tendências. São conhecidas como: 1) análise gráfica (seguida da análise técnica) e a 2) análise fundamentalista.

No meu caso, tenho a tendência de ser mais grafista. Diria que a análise gráfica é mais intuitiva, valendo da regra de ouro do mercado acionário: comprar na baixa e vender na alta.

Exemplo disso foi quando a Petrobrás (PETR4) estava cotada, em 2016, por volta de R$ 5,00 e hoje é avaliada em R$ 27,00.

Já a análise fundamentalista exige mais tempo de mercado e experiência. É a atividade que os especialistas das corretoras fazem diariamente, emitindo seus pareceres e relatórios de recomendação de compra de determinada ações.

Então, como entender a diferença entre elas?

A análise gráfica de ações se baseia no histórico das cotações nos últimos períodos, que pode ser dos últimos meses ou anos, para ter saber se está acima ou abaixo do valor médio histórico.

A análise técnica ganha força nesse momento pois se fundamenta em matemática e estatística para avaliar o comportamento dos preços das ações.

Enquanto que a análise fundamentalista, como o próprio nome sugere, se fundamenta não apenas aos fatores referente à situação financeira, econômica e de mercado das empresas, mas leva em conta o cenário econômico atual e tendências.

E vai além, verifica os aspectos contábeis da empresa. Um profundo mergulho dentro das informações fornecidas pela empresa S/A ao mercado, como: lucro líquido, fluxo de caixa, endividamento, governança, distribuição de dividendos, rentabilidade e outras informações.

De qualquer forma as duas se complementam…e isso ajuda na tomada de decisão.

Se desejar saber um pouco mais sobre o assunto, acesse esse link.

Ficou alguma dúvida? ou quiser sugerir algum outro assunto, mande seu comentário no meio de meu email.

Isso aí, deixo mais uma leitura de um assunto da economia do nosso dia a dia. Uma ótima semana.

Foto: Pixabay

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *