Seu Dia a Dia – Dicas para você definir seus objetivos financeiros, conheça a técnica Smart

Se você precisa guardar um dinheiro com a intenção de comprar algum produto ou serviço, fazer uma viagem ou pagar estudos é necessário pensar no planejamento financeiro.

Para isso, sugiro uma técnica muito utilizada em planejamento estratégico empresarial, de carreiras e na vida pessoal financeira, de forma que possa atingir o objetivo proposto.

Trata-se da técnica SMART (acrônimo em inglês) que é uma forma de checklist, na qual cada meta é avaliada se há os requisitos necessários para atingir o resultado almejado, quais são:

S – Specific (específico) – significa que você precisa ter bastante clareza de seu objetivo, deve ser direto e é mensurado com dados quantificados.

M – Measurable (mensurável) – torna-se necessário estabelecer o valor do investimento, pois, nesse caso, você deve mensurar o valor desejado dentro de um determinado período de tempo.

A – Attainable (alcançável) – seja realista, verifique se é possível alcançar sua meta, ou seja, certifique que está dentro da sua realidade e possibilidade.

R – Relevant (relevante) – avalie a relevância que tem para você, se de fato é realmente importante e necessário.

T – Time base (temporal) – por fim, você deve definir um prazo, o que significa dizer que, em toda meta, é necessário determinar um tempo para que ela se cumpra.

Um exemplo poderia ser dessa forma: Vamos pensar que você tenha uma meta de comprar um carro no valor de R$ 40.000,00 em um período de 12 meses.

Nesse caso, você está sendo específico (comprar um carro), está mensurando um valor (no caso R$40 mil) e, se com a renda atual é possível guardar o dinheiro para adquirir o carro (se é atingível). Ainda avalia o quanto é importante e necessário ter um carro novo (relevante) e, por fim, não menos importante, quanto tempo deseja comprar o carro (12 meses).

Em resumo:  Um planejamento quanto objetivo financeiro precisa ser mensurado com um prazo definido para ser atingido. Certamente essa atitude requer disciplina para alcança-lo.

Deixo uma mensagem: “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com um futuro de decisões presentes”, Peter Drucker (1909-2005), considerado um dos “gurus” da administração.

Fica a dica. Mande sua sugestão de pauta. Uma ótima semana! Gratidão.

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: fb.me/claudio.luiz.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube

Foto: Pixabay

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *