Seu Dia a Dia – Curiosidades sobre salário mínimo no Brasil

Vamos a uma enquete. Em qual ano foi criado o Salário Mínimo no Brasil:
a) 1960
b) 1974
c) 1948
d) 1936

Pelas pesquisas realizadas, descobri que os primeiros países que instituíram o salário mínimo foi Austrália e Nova Zelândia.

O que significa o Salário Mínimo? Seu valor representa a quantia mínima que um trabalhador assalariado deve receber do seu empregador pelo seu trabalho.

Segundo o Censo 2010 do IBGE, cerca de 44 milhões de brasileiros viviam com até 1 (um) salário mínimo, 1 em cada 5 cidadãos.

A lei que instituiu define o salário mínimo como “a remuneração mínima devida ao trabalhador adulto por dia normal de serviço”.

Na Constituição Federal, por incrível que pareça, você vai ler o seguinte trecho:

O Salário Mínimo deve ser “capaz de atender às suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social”.

Avaliando a expressão “capaz”, me parece que o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) tem forte razão em estimar qual deveria ser o valor do Salário Mínimo.

O Dieese cita que o Salário Mínimo necessário para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ter sido de R$ 4.420,11 em junho/20 (4,23 vezes superior a remuneração mínima de R$ 1.045,00).

Por outro lado, o pode parecer exagero ou solução, mas como o pequeno empresário pagaria esse valor quando, muitas vezes, nem como pró-labore consegue tirar um salário mínimo atual.

Mas não fazendo juízo de valor, a verdade é que se torna necessário haver uma equilíbrio entre os valores e o poder de compra para uma família de quatro pessoas.

Mas, voltando a enquete inicial, a resposta correta é a alternativa D, no Brasil, foi criado na década de 30 (na era do governo Vargas). Alguns citam em 1936, mas foi Regulamentado em 1940, instituído como umas das garantias pelo Governo Federal aos trabalhadores.

Fica a informação. Uma ótima semana! Gratidão

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: fb.me/claudio.luiz.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com. Acompanhe meu canal do YouTube

Foto: Pixabay

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *