Série Artistas Londrinenses: Agenor Evangelista

Seguindo a série dos artistas “pés vermelhos” apresento (para quem ainda não o conhece), o artista plástico  Agenor Evangelista! Conheci o Agenor nos idos dos anos 80, em expôs pela cidade. Ele sempre foi muito generoso com artistas iniciantes e nunca negou uma conversa bacana sobre seu trabalho.

Militante do movimento negro desde 1981, fundou em 1986 uma das mostras mais importantes de Londrina: a Mostra Internacional Afro _ brasileira Zumbi dos Palmares! Como disse, Agenor sempre incentivou os artistas iniciantes, eu mesma fui convidada para algumas edições da mostra e foi uma chance para reverenciar os ancestrais!

Agenor Evangelista

Ele está nesse mundão das artes desde 1977, participando de mais de 200 mostras importantíssimas, com várias premiações. Lançou revistas  para o público infanto juvenil,  com 15 personagens e também para o público adulto. Creio que entre os trabalhos de ilustrações (entre vários), os melhores a meu ver, são os da capa da lista telefônica da Telepar e a capa dos “Meninos de Kichute” do escritor também “pé vermelho”, Marcio Américo!

Agenor Evangelista

Agenor é conhecido pelo seu jeitão boêmio e expansivo, vivendo do seu trabalho de arte como poucos conseguem. Com muita luta e esforço admiráveis ele transformou a mostra Zumbi em um evento esperado por todo mundo que gosta de artes na cidade. Trouxe artistas da África, inclusive! E muita gente boa ,com obras significativas já foram convidados e passaram pela Mostra! Seus temas são diversos e seu estilo inconfundíveis.

Agenor Evangelista

Para quem quiser conhecer mais e entrar em contato com o artista ele está nas redes sociais ou whats. 

Boa semana pessoal !E se alguém quiser saber de algum artista, técnicas ou curiosidades, só entrarem em contato  por aqui!

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Fotos: Acervo Agenor Evangelista

Compartilhar:

Um comentário em “Série Artistas Londrinenses: Agenor Evangelista

  • 3 de julho de 2020 em 14:00
    Permalink

    muito bom a iniciativa, parabéns

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *