Serasa, qual é o seu Score?

Na última coluna comentei sobre o cadastro positivo e, nesta, esclareço sua relação com o Serasa Score cuja pontuação de crédito varia de 0 a 1000.

Quanto mais próximo de 1000, maiores a probabilidade de ter seu crédito aprovado no mercado de empréstimos e financiamentos, acesso a melhores taxas de juros, contratação de seguros e solicitação de cartão de crédito.

O cadastro Serasa Score é um critério matemático calculado com base nas informações de seus dados cadastrais, dados da inadimplência, número de consultas realizadas no seu CPF na Serasa Experian, juntamente com informações do cadastro positivos.

Vários segmentos utilizam para consultas, entre eles: Bancos; Seguradoras; Construtoras; Imobiliárias; Operadoras de internet e telefonia; Lojas de varejo; Financiamentos em geral.

Se você tem Cadastro Positivo ativo, uma forma de aumentar seu Serasa Score é pagar as parcelas de seus empréstimos e financiamentos e faturas dos cartões de crédito no prazo.

A pontuação irá cair caso não pague seu empréstimo em dia e, com as parcelas em dia, o Serasa Score subirá.

Importante saber também que a recuperação do Score, caso haja uma queda da pontuação, não é de imediato pois é considerado o comportamento como comprador durante um certo tempo.

Isto acontece para que as empresas, quando consultar seu Score, volte a confiar na sua capacidade de pagamento.

A faixa do Score é mensurada a cada 100 pontos e conforme a posição é estimado um risco de atraso de pagamento em %.

Vai diminuindo a medida que caminha aos 1.000 pontos. Por exemplo, quem está na faixa entre 800 a 899 pontos é considerado um bom Score e o risco de atraso do pagamento é de 10%.

Para ver seu Score acesse o site do Serasa, basta fazer o cadastro (CPF, nome e data de nascimento) que é muito simples e rápido. Dessa forma poderá consultar seu Serasa Score.

Então fica a dica. Desejo uma excelente semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Foto: Reprodução do site

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *