Será que eu tenho diabetes?

Com o aumento do número de pessoas com sobrepeso e obesidade, a incidência de diabetes também tem aumentado – 61,8% nos últimos 10 anos segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2017, no Brasil, tivemos 12,5 milhões de pessoas com diagnóstico de diabetes, mas acredita-se que este número seja bem maior, uma vez que muitas pessoas tem a doença e não sabem. E como saber se você tem diabetes?

O diabetes é uma doença metabólica na qual temos a elevação do nível de glicose (açúcar) no sangue, isso pode acontecer devido a uma falta do hormônio insulina, ou por uma dificuldade a sua ação. Temos vários tipos de diabetes (tipo 1, tipo 2, gestacional, MODY, por remédios…), porém o mais prevalente é o tipo 2 (cerca de 95% dos casos),= que é o associado a obesidade e no qual temos dificuldade de ação da insulina. Nos estágios iniciais o diabetes costuma ser assintomático e muitas vezes é detectado em exames de sangue de rotina. Com o aumento das taxas de glicose no sangue, entretanto, os sintomas começam a aparecer, se liga:

(FOTO: ACERVO PESSOAL)

A avaliação do diabetes é feita através de exames laboratoriais como a glicemia em jejum, hemoglobina glicada (exame que avalia a média da glicemia nos últimos 3 meses) ou o teste de tolerância oral a glicose. Se você apresenta algum dos sintomas acima não deixe de procurar um endocrinologista, caso contrário o rastreio (com exames de sangue)  está indicado para pessoas acima de 45 anos ou menos se tiverem fatores de risco como sobrepeso, sedentarismo, tabagismo, diabetes gestacional. Vale lembrar que o diabetes é uma doença séria que pode trazer complicações quanto não tratada.

Foto: Pixabay

Flávia Sartorelli de Souza

Endocrinologista

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *