Samosa: pastelzinho indiano para a tarde de domingo

A culinária indiana é uma festa. Repleta de condimentos e temperos que dão muita cor e sabor aos alimentos, as ervas não são usados apenas para aromatizar os pratos, elas também são escolhidas conforme suas propriedades medicinais e cada família tem sua própria receita. Não é à toa que europeus enfrentaram o mar desconhecido atrás das famosas especiarias, elas desafiam nosso paladar ocidental e nos trazem muitas surpresas gastronômicas. Vamos preparar um samosa, um tipo de pastel, com recheio vegetariano a base de batata, vagem ou feijão.  Todos os ingredientes podem ser encontrados em casas de produtos naturais ou nos mercados municipais.

Ingredientes para a massa:

– 500 g de farinha de trigo;

– 5 g de sal;

– 250ml de água morna;

– 30 ml de óleo Vegetal.

Aqueça a água. Misture a farinha o sal e o óleo. Adicione a água aos poucos e sove a massa por aproximadamente 10 minutos, até ficar homogênea. Cubra com um plástico e deixe descansar por 15 minutos.

Agora divida a massa em bolas de aproximadamente 50g e, em uma superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo. Os discos devem ficar bem finos.

Ingredientes Recheio:

– 500 g de batata cortadas em cubos pequenos;

– 250 g de ervilhas frescas;

– 5 g de cominho em grão;

– 10 g de alho;

– 5 g de gengibre;

– 80 g de cebola;

– 15 g de coentro em grão;

– 5 g de garam masala (mistura de especiarias indianas);

– 5 g de curry em pó;

– 3 g de açafrão (cúrcuma da terra);

– Coentro fresco a gosto;

–  1 pimenta fresca (opcional);

– 30 ml de óleo;

– Óleo para fritar.

Cozinhar as batatas. Em pilão triturar o cominho e o coentro, misturar com o curry, garam masala e açafrão. Picar a cebola, o alho, o gengibre e a pimenta. Aquecer os 30 ml de óleo e refogar a cebola, o alho e o gengibre, acrescentar a ervilha e saltear e em seguida acrescentar a mistura de coentro, cominho, masala, curry e a pimenta.

Agora coloque a batata e finalize com o coentro fresco picado.

Coloque uma porção do recheio no centro do disco de massa e feche formando um triângulo. Frite em óleo bem quente. Se quiser mais ardência ainda (não acho necessário), sirva com molho ou geleia de pimenta. Aproveite!

Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Foto: Acervo Pessoal

Compartilhar:

Um comentário em “Samosa: pastelzinho indiano para a tarde de domingo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *