Relato de vida sobre câncer de mama é tema de encontro virtual

A psicóloga Adriane Hisnauer Cantono trará sua história após diagnóstico da doença, em conversa on-line, a partir das 15h

O LONDRINENSE com assessoria

Nesta quinta-feira (29), das 15h às 16h, as secretarias municipais de Saúde e de Políticas para as Mulheres realizam o último encontro on-line que integra as atividades da Campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Londrina. A ação será transmitida através da plataforma Google Meet e poderá ser acessada por esse link. 

No encontro, a psicóloga Adriane Hisnauer Cantone, que em 2016 foi diagnosticada com câncer de mama, irá contar sobre sua experiência no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, assim como o trabalho realizado no Centro de Apoio ao Paciente com Câncer (CAPC), onde atua como voluntária.

A psicóloga comentou a importância de participar dessas rodas de conversa a fim de ajudar outras mulheres a conviver com a doença. “É muito importante abordar e trazer essa responsabilidade do cuidado com o corpo, com a saúde, a prevenção e o diagnóstico precoce para as mulheres. Muitas de nós sabemos e temos consciência sobre o que significa Outubro Rosa, porém não praticamos e não temos isso como prioridade”, destacou Cantone.

De acordo com a mediadora do encontro e assessora da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), Rosangela Teruel, a campanha, no geral, abordou temas diversos relacionados ao câncer de mama, assim como o câncer de ovário e colo do útero. “Com o depoimento de Adriane sobre sua história de vida, ela fecha o ciclo de encontros, uma vez que seu relato abrange os temas que tratamos durante a programação, como o diagnóstico precoce, cuidados, nutrição, apoio psicológico e os serviços da Rede de Atendimento da Saúde da Mulher e da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, informou.

Campanha Outubro Rosa – Durante todo o mês de outubro, nas quintas-feiras, as secretarias municipais de Saúde e Políticas para as Mulheres promoveram atividades virtuais com o objetivo de conscientizar as mulheres e a sociedade em geral sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, de ovário e colo do útero, a fim de sensibilizar a população sobre a importância do autocuidado e dos exames periódicos.

Para a secretária municipal, em execução, de Políticas para Mulheres, Lucimar Rodrigues da Silva, os encontros realizados ao longo de outubro foram muitos importantes para reforçar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, ovário e colo do útero. “Nos últimos encontros, os médicos que participaram trouxeram informações recentes sobre o diagnóstico, a prevenção, os exames e outros, sendo abordado, também, os cuidados com a saúde física e emocional. Esperamos que essas mulheres que participaram dos encontros se tornem multiplicadoras das informações que receberam, sobre a prevenção e os cuidados que elas devem ter, além da questão dos exames”, destacou.

Sobre a doença – O surgimento do câncer de mama está relacionado a vários fatores e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre os sinais mais comuns estão o aparecimento de nódulos endurecidos, fixos e indolores; o aspecto avermelhado ou assemelhado a uma casca de laranja da pele da mama; alterações nos mamilos e saída espontânea de líquido de uma das mamas. Também podem aparecer nódulos no pescoço ou nas axilas. Portanto, o acompanhamento médico regular e exames como a mamografia são necessários para detectar precocemente o câncer de mama, o que reflete em taxas de cura mais altas.

Foto ilustrativa

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *