Ratatouille, um prato vegano fácil de fazer

De origem francesa, o ratatouille consiste em uma espécie de guisado de vegetais que era feito pelos camponeses empobrecidos. O prato ganhou certa notoriedade depois de um desenho animado onde um ratinho surpreende um crítico de gastronomia com o preparo. A verdade é que é um prato vegano delicioso, é rápido e fácil de fazer e pode servir como acompanhamento de qualquer proteína.

Ingredientes:

– 200 g de tomate:

– 200 g de abobrinha;

– 200 g de beringela;

– 200 g de cebola;

– 10 g de alho;

– Salsinha a gosto;

– Sal a gosto;

– Pimenta do reino a gosto;

– Azeite a gosto.

Pré-aqueça o forno em 180ºC

Corte os legumes em rodelas finas e pique o alho e a salsinha. Coloque os legumes em bowls separados e tempere com azeite, alho, sal, pimenta e salsinha. Em um refratário montar o ratatouille colocando lado a lado uma rodela de cada legume. Regue com o tempero que sobrar no bowl. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Retire o papel alumínio e suba a temperatura para 220ºC. Deixe o suficiente para dourar.

Foto: Acervo pessoal

Agda Souto Bressan 


Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *