Quarentena é ideal para cuidados com a saúde, pele e cabelos!

A quarentena compulsório a que fomos obrigados a aderir, por conta da pandemia do coronavírus, mudou a nossa rotina e fez com que a gente desregulasse toda nossa prática e cuidado com a saúde. Estamos fazendo menos exercícios físicos, comendo mais (e pior) e deixando de lado os cuidados com a pele. Entretanto, é justamente nesse momento que precisamos intensificar a preocupação com nossa saúde.

Em primeiro lugar, precisamos aproveitar o tempo para a prática de exercícios. A internet está cheia de aplicativos e vídeos com dicas do que fazer: desde faxinar a casa até os tradicionais agachamento, polichinelo e flexão. Todas são ótimas opções para se movimentar. O que não pode é ficar parado. Precisamos suar a camisa, dentro de casa mesmo. Ao menos 30 minutos por dia. Quem tem crianças pode fazer isso realizando brincadeiras, como pular cordas ou dançar. Ou, quem sabe, até uma guerra de almofadas?

Da mesma forma, o cuidado com a pele é fundamental. Precisamos tomar uma dose diária de sol, por exemplo, respeitando os limites da idade de cada um e obedecendo às recomendações para evitar doenças de pele. Se puder, reserve um tempinho para tomar sol no quintal, na varanda, na sacada ou numa janela com incidência solar. Se não for possível, estabeleça com o condomínio onde mora horários para dar uma voltinha rápida nas áreas comuns, sem causar aglomerações!

Dentro de casa, o cuidado com a pele também é fundamental. Não deixe as atitudes básicas de lado, como lavar bem o rosto, utilizar cremes específicos para cada tipo de pele, principalmente os hidratantes. Mas, mantenha o uso de protetores solares, pois as luzes de casa, do celular e do computador também afetam a pele. Você pode também fazer uma esfoliação, dar um toque especial. O mesmo vale para os cabelos, que devem se manter hidratados.

Dormir bem, o que significa o suficiente, e manter uma alimentação saudável também são dicas preciosas. As unhas também merecem atenção especial, particularmente que as mantiver grandes. Nesse caso, a higiene deve ser redobrada. Esse aspectos todos são cuidados que se devem ter no dia a dia. Na quarentena, alguns devem ser intensificados. Nenhum, todavia, relaxado. Talvez esse tempo em casa seja uma oportunidade para você fazer o que normalmente não consegue, por conta da rotina atribulada. Aproveite!

Foto: Pixabay

Paula França Müller

Médica em Londrina, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) especialista em saúde da família e pós-graduanda em dermatologia pelo Instituto Superior de Medicina (ISMD), de São Paulo.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *