Projeto Catamoda leva recicladores à passarela

Evento acontece neste sábado, no Buffer Elite, com participação do curso de Design de Moda e cooperativa de reciclagem

Agência UEL

Um total de 23 looks montados – a partir de roupas descartadas no material reciclado – serão apresentados amanhã (28), no Buffet Elite, às 19h30, em um desfile de moda que terá recicladores da Cooper Região (cooperativa de material reciclado) como modelos na passarela. O evento, chamado “Catamoda”, é uma realização da Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio do curso de Design de Moda, Cooper Região e Bianca Baggio Moda Sustentável.

A professora Suzana Barreto Martins, do Departamento de Design de Moda, do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), explica que o “Catamoda” é um projeto de extensão, vinculado ao grupo de pesquisa DeSIn (Design, Sustentabilidade e Inovação). Ela explica que a iniciativa surgiu no início do ano letivo, com o trote solidário dos ingressantes de 2019. “Realizamos uma ação na própria cooperativa. Levamos tinta, pintamos móveis e paredes do espaço de convivência dos recicladores”.

Look criado pelo grupo (FOTO: Divulgação)

Conforme a professora, as roupas coletadas no material reciclado foram higienizadas e reconfiguradas em novas peças, com o uso da técnica upcycling, que possibilita ampliar o ciclo de vida do material. Ela afirma que as mulheres da cooperativa receberam técnicas básicas de costura para montar os looks. Suzana Martins explica que há a proposta de criar, com a Cooper Região, um banco de resíduos têxteis para planejar a destinação desse material.

Segundo a diretora da Cooper Região, Verônica Cardoso de Souza, o desfile é a realização de um projeto antigo. “Há muitos anos, as mulheres da cooperativa têm contato com roupas e sapatos e queriam usar esse material. E somos nós que estaremos na passarela”.

Ao todo, a Cooper Região, que atua em cinco regiões da área urbana de Londrina, conta com 123 recicladores, atualmente. O desfile de moda marca, também, os 10 anos de funcionamento da cooperativa, que integra o sistema de coleta seletiva de Londrina.

Fotos: Agência UEL/Divulgação

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *