Projeto avaliará saúde mental de alunos da UEL

Pesquisa teve baixa adesão até o momento mas ainda dá tempo de responder ao questionário on-line. Aluno pode ou não se identificar

Agência UEL

Estudantes de graduação da UEL têm até o dia 19 de junho para participar do levantamento sobre saúde mental realizado pelos Programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva e Ciências Farmacêuticas, do Centro de Ciências da Saúde (CCS). A pesquisa é feita por meio de questionário on-line, disponível no endereço Saúde Coletiva.

O levantamento pretende identificar problemas relacionados à saúde mental dos estudantes como desânimo, depressão, tristeza, falta de iniciativa e até tentativa de suicídio. Para responder as perguntas, não é necessário identificação, a não ser que o acadêmico tenha interesse em participar de um sorteio oferecido pelos proponentes.

Há menos de duas semanas para o fim do prazo, o professor Camilo Molino Guidoni, do Departamento de Ciências Farmacêuticas, coordenador do Centro de Informações e Assistência Toxicológica, do Hospital Universitário (HU/UEL), identifica a baixa adesão dos alunos e incentiva a participação. A expectativa é que metade dos mais de 14 mil acadêmicos da UEL participe da pesquisa. Segundo ele, seria um percentual razoável para se concluir informações sobre a amostragem.

Também permitirá identificar dados como consumo de medicamentos, uso de substâncias psicoativas, esgotamento físico e mental (Síndrome de Burnout), violência sofrida e qualidade de sono. Além destas informações, o trabalho mostrará variáveis demográficas como moradia, formas de acesso à Universidade – ENEM ou Vestibular – e a orientação sexual.

Participam da pesquisa estudantes de graduação (Iniciação Científica), sete estudantes de programas de mestrado e um de doutorado. A pesquisa conta com o aval da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), que desde o ano passado, faz ações preventivas e de acolhimento junto aos alunos.

O questionário online está disponível no endereço GRADUA UEL

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *