Petit Gateau au chocolate

Petit Gateau é um bolinho, geralmente de chocolate, servido quente e cujo interior é uma calda. Uma tentação! Que tal então aproveitar o dia dos namorados e o clima ameno e fazer uma surpresa para sua cara metade preparando essa sobremesa? O melhor de tudo é que você nem precisa fazer no dia, pode fazer antes, deixar na geladeira, ou até congelar. É só pra por pra assar na hora que quiser servir!

Ingredientes para 12 bolinhos:

– 240g de chocolate meio amargo;

– 200g de manteiga sem sal;

– 4 ovos;

– 80g de farinha de trigo;

– Chocolate em pó para enfarinhar as forminhas.

Comece derretendo o chocolate em banho-maria, em seguida adicione a manteiga e mexa até ficar bem misturado, liso e brilhante. Reserve. Em um bowl bata os ovos e o açúcar até que estejam homogêneos e incorpore o chocolate. Adicione então a farinha, bem devagar, e misture.

Pré-aqueça o forno em 220ºC (se seu fogão for a gás corresponde a fogo alto), unte as forminhas com manteiga e enfarinhe com chocolate em pó e distribua a massa. Enquanto o fogo aquece, leve as formas com a massa ao congelador ou freezer.

Asse os petit gateaus por aproximadamente 7 minutos. Como cada forno tem características diferentes, o ideal é fazer um teste com 1 ou 2 bolinhos para ter certeza do tempo. Desenforme e sirva com sorvete de creme ou chantily.

Obs. Você vai precisar de forminhas especificas para petit gateau. Tem nas lojas de festas e você pode usar depois para fazer cupcakes, mufins e outros preparos.

Foto: VisualHunt

Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *