Para que serve o Boletim Focus do BACEN? Entenda

Imagina a seguinte situação… Você está na sua empresa, em reunião de planejamento estratégico anual, e um das etapas é estudar o cenário econômico e o movimento dos principais indicadores econômicos para os próximos anos.

E agora, onde encontrar essas informações? Sugestão: recorrendo ao Boletim Focus.

Tudo bem, mas qual sua finalidade? O boletim Focus, além de ser extremamente útil para direcionar as ações do governo e nortear milhares de grandes investidores, auxilia sobretudo as empresas ao traçar cenários no seu planejamento estratégico para entender o movimento dos principais indicadores econômicos.

E como é elaborado o Boletim Focus? Trata-se de um resumo das estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação que é postado sempre na segunda-feira.

Nele é possível verificar toda evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para taxa Selic, inflação, PIB, dólar, entre outros indicadores.

As projeções da pesquisa semanal são compostas pela mediana das expectativas dos 100 economistas das principais instituições financeiras.

Assim, as informações são do mercado e não do Banco Central. O Bacen apenas elabora o relatório baseado nas informações coletadas por meio da pesquisa.

Por exemplo, ao acessar o relatório dessa semana, vamos encontrar as seguintes informações:

SELIC: a taxa básica de juros deve terminar o ano em 4,25% e para 2021 em 6,0%. E projeção para o fim de 2022 e 2023 é de 6,5% ao ano.

INFLAÇÃO (IPCA): estimada para 2020 em 3,22%, para 2021, a estimativa é de 3,75%. Para os anos seguintes tem as seguintes previsões: 3,50% em 2022 e 2023

PIB: projeta um crescimento de 2,23% para 2020 e nos anos seguintes – 2021, 2022 e 2023, de 2,50%.

DÓLAR: projetado para R$ 4,10 para o final de 2020, hoje em R$ 4,30.

O relatório faz projeção para os três anos seguintes, 2021 a 2023 e é possível verificar as tendências dos indicadores semanalmente.

Por esse motivo, há bons argumentos para acreditar no crescimento da economia, entendendo o movimento desse indicadores. Para acessar integral do relatório, acesse o link: https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus

Então fica a dica. Desejo uma excelente semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Foto: Pixabay

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *