Os primeiros passos para organizar seu casamento

1 Elaborar a lista de convidados

Foto: Yellow Studio

Se você decidiu se casar, o primeiro passo, antes de procurar um assessor de eventos, é fazer a lista de convidados para ter noção de quanto dinheiro vai precisar para realizar o evento.

E elaborar essa lista não é tarefa das mais fáceis.  Surgem várias dúvidas: é regra convidar a família inteira? Os noivos precisam chamar todos os colegas de trabalho? Quem não pode ficar de fora?

Minha dica é que, independentemente do tamanho, a festa deve estar cheia de gente amiga, de pessoas com quem os noivos têm relacionamento próximo. Não é nem um pouco agradável receber no dia mais importante da sua vida pessoas com quem você não convive ou mal conhece.

Claro que os pais dos noivos sempre têm uma listinha de amigos pra chamar. Mas essas pessoas devem ser minoria no seu casamento.  Priorize aqueles que você gostaria de abraçar no seu grande dia. Essa, aliás, é a melhor forma de decidir quem deve ser cortado da lista, caso necessário. Aqueles que você quer abraçar são importantes pra você. Os outros, nem tanto.

2 Definir o tipo do evento

Foto: Bruno Rodrigues

Com a lista nas mãos, o próximo passo: decidir o tipo de cerimônia e festa.  As opções são infinitas e é preciso ter foco.  Você quer cerimônia religiosa ao ar livre, na igreja ou no salão de festas?

Se você é católico, precisa fazer o curso de noivos e as cerimônias só podem ser realizadas na igreja, mesmo que em tamanho reduzido ou durante uma missa. Se faz questão de uma cerimônia ao ar livre, vai precisar contratar um celebrante. Pastores, juízes de paz e celebrantes fazem cerimônias tanto ao ar livre quanto em salões de festas.

Outro detalhe importante. É preciso escolher o horário da cerimônia: manhã, tarde ou noite. A partir disso você já sabe se vai servir almoço ou jantar e se vai precisar investir mais em iluminação cênica e outros detalhes.

Pense no estilo do evento que quer. Festa ao ar livre, diurna, noturna ou em salão de buffet ou clube. Clássico, rústico, boho, clean, romântico. O ideal é que isso tudo esteja definido antes da primeira reunião com seu assessor de eventos. Sabe por quê? Ele conhece os fornecedores mais adequados a cada estilo, assim você não perde tempo.

Foto: Bruno Rodrigues

3. Limitar o orçamento/ budget

Definir o valor a ser investido no evento é essencial. Assim o assessor vai poder orientar o casal sobre a necessidade de reduzir ou não o número de convidados, por exemplo. Tenha em mente que pelo menos 40% do seu orçamento vai para o pagamento do buffet e do salão de festas. O restante será dividido entre a decoração, foto e filmagem, doces, bolo, lembrancinhas, convites… a lista é bem extensa. Se você não tomar cuidado e mante o foco, o evento pode se tornar um saco sem fundo.

Foto: Bruno Rodrigues

4. Procurar um assessor de eventos

Agora sim.  Com a lista de convidados, estilo da festa e orçamento definidos, é hora de procurar um profissional. O assessor de eventos vai ajudar a tornar seu sonho realidade.  E esteja preparado. Ele vai lhe dar um banho de realidade quando necessário e orientar na contratação de fornecedores de confiança para que seu evento seja perfeito.  Quer saber detalhes do trabalho deste profissional? Leia a primeira coluna “O Evento Perfeito” que você vai ficar por dentro de tudo.

A dica mais importante de todas é essa: o primeiro contrato que você deve assinar é com o assessor de eventos. Ele vai lhe ajudar a usar bem o seu dinheiro e a não desperdiçar. Escolha um profissional com boas referências, com quem você se identifique.  Este é um ótimo investimento. Você não vai se arrepender.

Tem alguma dúvida sobre organização de eventos? Mande no  e-mail julitakaoka@gmail.com

Juliana Takaoka

Foto: Ana Souza

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em televisão. Foi repórter, produtora e editora de textos em várias emissoras no Paraná. Desde 2009 é assessora/ organizadora de eventos, à frente da As Casamenteiras, que realiza festas em Londrina e região

Foto principal: Bruno Rodrigues

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *