O que são as “It Girls”, as influencers queridinhas do mundo da moda

Muita gente me pergunta o que é a tal da “it girl” e se é a mesma coisa que dizer blogueira de moda ou influencer… Bom, pra começar, o que é uma “it girl”?

Segundo o Dicionário Oxford (1998), é “uma jovem que se torna famosa por causa do seu estilo de vida”.

A primeira “it girl” que corresponde à descrição do dicionário foi uma das mais bem-sucedidas e revolucionárias estrelas do cinema mudo: Clara Bow. Quando ela ganhou o título, ele tinha um significado completamente diferente. Bow nasceu em 1905 no Brooklyn, em Nova York, na pobreza total, segundo sua biografia.

A Clara Bow era tão ousada dentro quanto fora das telas, não à toa Os Estados Unidos se apaixonaram por ela, com seus grandes olhos e sua beleza angelical, mas, principalmente, por seu despojamento, energia, segurança e independência. Bow não era especialmente sedutora ou elegante, mas atraía por estar sempre de bem consigo mesma, com a autoestima lá em cima. Era o arquétipo da mulher moderna.

Um dos motivos pelo qual os americanos adoravam Bow era porque ela não fingia ser uma aristocrata. Ela revelou seu passado de pobreza a jornalistas e falava abertamente sobre seus vários namorados e noitadas de jogatina, era possível saber absolutamente “tudo” sobre ela.

Essa simplicidade de quem vivia o momento a ajudou a se tornar um ídolo nos anos 20. Foi esnobada durante os anos 30, atingidos pela Grande Depressão. Bow foi atacada pelos tabloides como um símbolo da decadente indústria do entretenimento e, por fim, deu adeus ao mundo de Hollywood.

Bom, já deu pra perceber que não é de hoje que as pessoas se interessam por figuras marcantes, independentes e, principalmente, com um estilo de vida interessantíssimo! E notem como o interesse pelo modo de se vestir dessas pessoas passa a figurar depois dessa característica – ou por causa dela. Talvez por isso, justamente, uma boa “influencer” consiga vender qualquer coisa, seja uma ideia ou uma peça de roupa: no fim das contas, ela vende, antes de tudo, a imagem que faz de si mesma.

Loulou de La Falaise

Outra influencer muito famosa, antes mesmo desse termo ser cunhado, foi  Louise Vava Lucia Henriette le Bailly de la Falaise, a Loulou de La Falaise – essa sim uma aristocrata, muito boêmia por sinal. Ela foi a principal influencer das décadas de 1960 e 1970 além de musa máxima do Yves Saint Laurent…

Atualmente, com o avanço da internet, existem diversas ‘influencers’, ou seja, It Girls, que sempre estão nos principais tabloides do mundo da moda. Dentre algumas delas estão:

Kiernan Shipka

Kiernan Shipka, de 19 anos, ela é conhecida como a eterna filha de Don Draper, em Mad Men. Hoje ela conquista milhões de seguidores devido a sua participação na série “Sabrina, a aprendiz de feiticeira”, da Netflix e também a sua atitude molecona e divertida de ser. O truque de estilo favorito da atriz é adicionar acessórios divertidos para tirar o look da zona do básico. Scrunchies e óculos de sol fofos também são suas apostas.

Willow Smith

Outra garota bastante influente no mundo da Moda é a Willow Smith. Filha de Will e Jada Smith, a caçula da família não se esforça nem um pouco para parecer cool. Artista de carteirinha, Willow, diferentemente das outras garotas de 18 anos, não é muito de compartilhar selfies e sim sua arte: cantando ou desenhando. Mas quando bate o lado fashionista, não espere nada menos que Louis Vuitton dessa gata.

Carlos Fabian S. Jimenez


20 anos, pisciano e estudante de Design de Moda na Universidade Estadual de Londrina.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *