O dia que a terra quase parou parte II – A bolsa despencou, e agora que tenho dinheiro investido?

Quem nunca havia investido em ações e resolveu entrar na Bolsa recentemente, pensando em ganhos devido aos baixos juros para aplicação na renda fixa, certamente está assustado.

Além do efeito “coronavírus”, agora veio a crise do petróleo devido a guerra comercial entre a Rússia e Arábia Saudita. O Ibovespa fechou em forte queda na segunda, seguindo o pesadelo da semana passada pressionando o risco global para uma eminente crise econômica.

Para ter noção de como foi preocupante o evento da segunda, há um mecanismo na B3 conhecido como Circuit Breaker que, na ocorrência de movimentos bruscos de mercado, quando houver uma queda de 10% no IBOVESPA, esse sistema é acionado automaticamente e todas as operações ficam suspensas por 30 minutos.

A bolsa já caiu quase 25% nesse ano e é o mesmo dizer que se você tinha R$ 1.000,00 investido agora tem em torno de R$ 750,00.

E em decorrência dessa queda, é normal pensar que a primeira reação é sacar o dinheiro investido. No entanto, é importante seguir firme antes de tomar qualquer decisão.

Sigo as dicas dos analistas que estão recomendando para que o investidor tenha em mente que o mercado de ações é uma aplicação de longo prazo.
E enquanto investidor precisa definir se seu investimento é de curto ou longo prazo.

Se for no curto prazo, caso tenha atingido seu objetivo de ganho, deve definir “gatilhos” de saída da Bolsa. Por exemplo, estabelecer que vai vender uma ação no caso se ela cair em 3%.

Se for no longo prazo, como parte de um plano futuro, para aposentadoria ou compra de algum imóvel, o melhor é deixar o dinheiro lá. Sair agora significa assumir essa perda.

Além disso, como o plano é pegar o dinheiro apenas em alguns anos, vale a pena aproveitar e comprar as ações que caíram bastante seu valor de mercado.

Assim, fica a dica e vamos aguardar os próximos fatos da semana. Desejo uma excelente semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Foto: Pixabay

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *