O dia que a terra quase parou: o coronavírus pode afetar nossa economia?

Recebi alguns e-mails de corretoras de valores alertando sobre o situação atual do efeito “coronavírus” na economia mundial e como proteger os investimentos.

Isso me lembrou um trecho da música de Raul Seixas. “Foi assim, no dia em que todas as pessoas do planeta inteiro resolveram que ninguém ia sair de casa como que se fosse combinado em todo o planeta. Naquele dia, ninguém saiu de casa, ninguém…”

De certo modo, estamos assustados e preocupados como a saúde, sem contar o revés para a economia do nosso dia a dia.

Esse efeito devastador fez com que a atividade industrial da China apresentasse o pior desempenho dos indicadores para o setor desde a crise de 2008.

Fábricas inteiras paradas para evitar aglomeração e os trabalhadores estão em casa.

Em decorrência, está afetando a produção do resto da economia mundial.

Fato que já ocorre no Brasil, essa semana: uma fábrica que produz equipamentos eletrônicos, com quase 1.000 funcionários, deu férias coletivas aos colaboradores por falta de matéria-prima para finalizar seus produtos. A maior parte viria da China.

As empresas aéreas já estão sentindo bastante a queda das vendas das passagens internacionais, porque os turistas estão com medo de visitar esses países que tem alto número de casos de contágios.

Já há partidas de futebol na Europa em que os jogos são realizadas sem público. Pensa no prejuízo financeiro, pois além de bilheteria, envolve patrocinadores e consumo.

E até os Jogos Olímpicos estão ameaçados para evitar a aglomeração das pessoas diante da chegada de turistas do mundo inteiro.

Ainda, outra notícia na semana, o Federal Reserve (FED), banco central dos EUA, anunciou o corte de 0,5% nas taxas de juros para estimular o consumo devido ao início de crise interna.

Provavelmente no Brasil deverá acontecer a mesma coisa. Então, resta aguardar!

Por ora, espero que a música de Raul fique apenas na lembrança e que as pessoas possam sair de casa. Com fé e otimismo tudo vai passar.

Desejo uma excelente semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Foto: Pixabay

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *