Museu Histórico divulga programação da Semana Nacional de Museus

Começa na próxima segunda-feira (13) a 17ª Semana Nacional de Museus. O Museu Histórico de Londrina/UEL e o Museu de Arte de Londrina integram a programação nacional, que vai até 19 de maio, com exposições, palestras, mesa-redonda, visita mediada, além de exibição de filme e shows.

O tema da Semana Nacional de Museus, provido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), é “Museus como núcleos Culturais: o futuro das tradições”. A ação visa mobilizar os museus do país brasileiros a partir do esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema.

Participam da edição de 2019, o total de 1.114 instituições de cultura de todo o país, ofertando 3.222 atividades especiais em todo o país. A primeira edição da Semana foi realizada em 2003, idealizada pelo Departamento de Museus (Demu/Iphan), atual IBRAM, na semana que se comemora o Dia Internacional dos Museus – 18 de maio. No início contou com a participação de 57 museus, os quais realizaram cerca de 270 eventos em 36 cidades brasileiras.

Programação em Londrina – O Museu Histórico de Londrina, juntamente com o Museu de Arte de Londrina, divulga abaixo a programação completa em Londrina da Semana Nacional de Museus. As atividades abaixo serão no Museu Histórico, localizado na Rua Benjamin Constant, 900 (Centro) – telefones (43) 3323-0082. 

13 de maio

Múltiplo Leminski

Das 9 às 17 horas. Múltiplo Leminski – Sobre vida e obras do artista. Patrocínio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, com apoio do Museu de Arte de Londrina.

14 de maio

Das 19:30 às 22 horas – Palestra com Amélia Corrêa, intitulada “Gênero e Museu: debates contemporâneos”, com foco na relação entre gênero e museu a partir de três enfoques. Apoio: Museu de Arte de Londrina.

15 de maio

Das 14 às 15 horas – Palestra “A transmissão das tradições na Folia de Reis”, com o Sr. Francisco Garbosi, integrante do Grupo Mensageiros da Paz. Destinada a alunos de escolas municipais. Parceria: Museu de Arte de Londrina.

Das 15:30 às 17 horas – Visita mediada: Exposições do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, destinada a alunos de escolas municipais, abordando aspectos da história, memória e cultura. Apoio: Museu de Arte de Londrina.

17 de maio

Das 16 às 18 horas, mesa-redonda: As Associações de Amigos do Museu Histórico, Museu de Arte e Festival de Música de Londrina, apresentarão relatos de suas ações, projetos, metas alcançadas e orientações para novas associações.

Das 19 às 21 horas – Orquestra de Viola Caipira. Apresentação musical aberta ao público da cidade, que ocorrerá na plataforma do Museu Histórico Padre Carlos Weiss. Apoio: Museu de Arte de Londrina.

18 de maio

Das 18 às 20 horas – Grupo de Acordeon Evelina Grandes. Grupo formado exclusivamente por mulheres cujas integrantes foram alunas da prof. Evelina Grandes desde a década de 1950. Apoio: Museu de Arte de Londrina.

Das 16 às 18 horas – Mostra Áudio Visual Múltiplo Leminski. Exibição dos filmes: “O Poeta”, 2001; “Belowars”, 2008; “Polaco Loco Paca”, 1987; e “Ervilha da Fantasia – uma ópera Paulo Leminskiana”, 1985. Classificação livre.

19 de maio

Das 16 às 18 horas – Mostra Áudio Visual Múltiplo Leminski. Exibição dos filmes “Fazia Poesia-Poemas de Paulo Leminski”, 2004, de Carlos Deiró (classificação livre) e “Ex Isto”, 2010, de Cao Guimarães. Classificação 16 anos.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *