Mostra Afro Brasileira Palmares será aberta hoje

Mostra abrange exposição, feiras, palestra e outras atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra

O LONDRINENSE com assessoria

Dentro da programação do Mês da Consciência Negra, será aberta, neste domingo (10), a 34ª edição da Mostra Afro Brasileira Palmares. Sediada no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, bem na região central, a Mostra abrange uma exposição, feiras, palestra e outras atividades, alusivas ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

A abertura e o lançamento do catálogo serão neste domingo (10), às 18 horas. O museu fica na Rua Benjamin Constant, 900. A Mostra é uma realização do Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro-Brasileira (IMECAB), em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). São curadores Amauri Ramos da Silva e Vagner Nogueira, com coordenação de Angela Maria De Souza e Julio César da Silva, e produção executiva de Ricardo Sahão.

A 34ª edição da Mostra Afro Brasileira Palmares reúne capas de vinil produzidas pelo artista plástico Elifas Andreato, desenhos e pinturas da estudante Alice Steffan Retkva, de 8 anos, e artes produzidas por alunos do Instituto Londrinense de Educação para Crianças Especiais (ILES), dentro do projeto “Cores e Expressões que Encantam”.

Inclui ainda obras e trabalhos dos artistas Branxer, Alexs Tcho, Marcelo Speçato, Maria Aparecida dos Santos Silva, Fernando Godinho, e José Luiz Neia Martini. O Coletivo Capstyle fará graffitis no entorno do Terminal Urbano, em trecho na Rua Benjamin Constant, e no Restaurante Popular de Londrina. O público poderá conferir os trabalhos até 4 de dezembro.

Agenda

Além das produções dos artistas plásticos, a Mostra promove, no dia 20 de novembro, palestra com Elifas Andreato, no Canto do MARL. Com o tema “Traços, Cores e Histórias com os artistas”, a palestra será realizada das 10h às 11h30 e das 14h às 16h30, na Avenida Duque de Caxias, 3.241.

A 3ª Mostra de Música Afro-Brasileira no Museu Histórico de Londrina vai promover shows musicais, como o espetáculo Azul Celeste, no dia 22 de novembro, que resgata obras de 15 compositores locais afro-brasileiros. Em 24 de novembro, será a vez das Escolas de Samba mais artistas convidados se apresentarem.

Com a Feira Afro Criativos, a comunidade poderá conhecer e adquirir produtos ou serviços que promovam a cultura afro-brasileira. Promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Prefeitura de Londrina, em parceria com a Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Cultura (SECC), a feira irá ocorrer nos dias 22 a 24 de novembro, no Museu Histórico de Londrina.

A abertura da Feira Afro Criativo será no dia 22, às 18 horas. As barracas dos expositores ficarão no pátio do Museu Histórico, onde a comunidade vai poder adquirir ou conhecer como artesanatos, culinária, cabeleireiras afro e trancistas, entre outras opções. Nos dias 23 e 24, a feira estará aberta ao público das 9 às 18 horas.

No mesmo período e local, acontece a I Feira da Literatura Afro. Estarão expostos utensílios de cerâmicas, artesanatos e livros. Uma destas barracas será para entrega de doações, e outra para receber doações de livros, que serão entregues nas próximas feiras.

Em 23 de novembro, às 8h30, acontece a 3ª Marcha do Orgulho Crespo, com apresentações artísticas na Concha Acústica Central, e coordenada pelo Coletivo Black Divas.

Outras atividades e ações do Mês da Consciência Negra podem ser conferidas no banner da Mostra Afro Brasileira Palmares, disponível na página inicial do Portal da Prefeitura de Londrina.

A 34º Mostra Afro Brasileira Palmares Londrina conta com patrocínio do governo do Estado e da Companhia Paranaense de Energia (COPEL). Tem ainda apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Coletivo Black Divas, Londrimed Medicina do Trabalho, Pelayo Jóias, Belas Artes Gráfica e Dokan Design Laboratory.

Foto: reprodução de uma capa de Elifas Andreato

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *