Morozowicz, Almeida e OSP na abertura solene do FIML

Estrelas de primeira grandeza fazem o concerto de abertura do Festival

Equipe O LONDRINENSE com assessoria


Prestes a completar quatro décadas, o Festival Internacional de Música de Londrina recebe seu criador, o músico e maestro Norton Morozowicz. Ele rege nesta quinta (11), durante a Abertura Solene do festival, a renomada Orquestra Sinfônica do Paraná, com solo do pianista Marco Antonio de Almeida, Diretor Artístico do Festival há mais de 20 anos.  Será às 20h30, no Teatro Ouro Verde.

O Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), em três décadas de existência, construiu um belíssimo histórico com mais de 40 maestros convidados e cerca de 200 solistas, que vieram de diversos lugares do Brasil e do mundo para enriquecer o repertório do grupo musical, que hoje conta com cerca de 900 obras catalogadas, de mais de 250 compositores, destacando os autores brasileiros Villa-Lobos e Camargo Guarnieri, e os paranaenses Henrique Morozowicz e Augusto Stresser.

No currículo da OSP, já constam mais de 500 apresentações dentro e fora do Paraná, com montagens de importantes óperas, balés, primeiras audições mundiais, sulamericanas e brasileiras. Nas atuações com o Ballet Teatro Guaira, destacam-se as montagens do ballet “Quebra-Nozes” de Tchaikovsky e “Romeu e Julieta” de Prokofiev, além da participação nas óperas “Carmen” de Bizet, “Viuva Alegre” de Lehar e “La Bohème” de Puccini, entre outras obras.

Com uma notável capacidade de se adaptar aos mais diferentes estilos, desde os clássicos até os românticos e contemporâneos, a Orquestra suscitou aplausos entusiasmados dos mais exigentes maestros que tiveram oportunidade de regê-la, da crítica especializada nacional, assim como das platéias que a assistiram.

No programa de hoje constam:

Gioachino Rossini:
– Abertura: Uma italiana na Algéria
Joseph Haydn:
– Concerto para Piano e orquestra, em Ré Maior
Felix Mendelssohn Bartholdy
– Sinfonia nº 5, “Reforma”, Op. 107

Local: Teatro Ouro Verde – R. Maranhão, 85 – Centro
Ingressos: Gratuito ( Retirar até 2 ingressos por pessoa, na bilheteria do Teatro Ouro Verde, a partir das 14h)
Duração: Duração: 60-70 min
Classificação etária: 7 anos

Foto: Divulgação/FIML

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *