Molho ou geleia de pimenta?

Nesse tempo em que precisamos ficar em isolamento, cozinhar pode ser uma terapia. E que tal fazer alguns produtos pra deixar guardado, presentear os amigos, ou até vender pra fazer um extra? Já passamos aqui receitas de geleia de frutas, mas e se fizéssemos uma geleia de pimenta? E aproveitamos a matéria prima e fazemos também um molho de pimenta! Todo mundo gosta, né?

Vamos começar pelo molho de pimenta. É bem fácil! Você vai precisar de um mixer ou processador! Vamos usar pimenta dedo de moça por ser mais fácil de encontrar, mas você pode testar com outras!

Ingredientes:

– 500g de pimenta dedo de moça;

– 2 dentes de alho pequenos;

– 1 folha de louro;

– Azeite (a gosto);

– Sal (a gosto);

– 2 colheres (sopa) vinagre.

Processar a pimenta, o azeite o alho, o sal e a folha de louro. Se você gosta do molho bem picante não tire as sementes. Se você gosta mais suave é melhor tirar. Quanto mais sementes, mais picante fica seu molho. A quantidade de azeite vai determinar a consistência: mais firme, menos azeite; mais fluído mais azeite!

Leve a base processada ao fogo e acrescente o vinagre. Quando escurecer estará pronto. Se achar necessário acrescente mais azeite. Corrija o sal. Agora é só colocar em vidros esterilizados.

Dica: Use luvas e cuidado com os olhos!

O processo da geleia de pimenta é parecido com o da geleia de frutas. Inclusive vamos usar uma fruta de base, maçã, mas pode ser abacaxi, manga e também podemos incluir especiarias como canela, gengibre. Agora que estamos com um pouco de tempo vamos aproveitar para testar!!!

Ingredientes:

– 5 pimentas dedo de moça grandes (se quiser mais picante você pode usar mais);

– 1 dente de alho bem picado (opcional);

– 2 maçãs pequenas sem casca e sem sementes picadas;

– 1 xícara de açúcar (se gostar mais doce pode por mais);

– ¼ de xícara de água;

– ¼ de vinagre de maçã;

– 1 pitada de sal.

Corte as pimentas e retire as sementes, (a mesma regra do molho, se gostar mais picante deixe as sementes). Em um mixer ou processador coloque a pimenta, o alho, as maçãs e a água. Bata até tudo ficar bem triturado e transfira para uma panela. Adicione o açúcar o vinagre e o sal e ferva em fogo baixo, misture e vá mexendo de vez em quando. Para ver a consistência, retire uma colherzinha e coloque numa superfície fria. Ela deve ficar cremosa. Se estiver líquida cozinhe um pouco mais; se estiver muito dura acrescente um pouco de água. Agora é só colocar num pote esterilizado. Geleia de pimenta fica ótima com queijos.

Foto: acervo pessoal

Agda Souto Bressan


Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *