Missas continuam suspensas até dia 12 de julho

Arquidiocese autoriza distribuição da Eucaristia a partir do Rito Breve

 O LONDRINENSE com assessoria

A Arquidiocese de Londrina publicou na tarde desta segunda-feira (29), nova orientação sobre as celebrações eucarísticas na arquidiocese. Os padres, reunidos por videoconferência, decidiram manter a suspensão das missas presenciais até 12 de julho.

A novidade é que foi autorizada a distribuição da Sagrada Eucaristia para os fiéis que participarem da missa on-line e do rito litúrgico breve da Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da missa, a ser realizado na igreja conforme orientação do pároco. Para isso, será disponibilizado roteiro extraído do Ritual Romano: Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa.

As orientações serão regulamentadas por decreto oficial a ser publicado na quinta-feira (2). Leia a íntegra da nota oficial, assinada pelo arcebispo metropolitano de Londrina, Dom Geremias Steinmetz.

Nota oficial

“Neste dia 29 de junho, dia de São Pedro Apóstolo, o Clero da Arquidiocese de Londrina esteve reunido, por videoconferência, para avaliar a possibilidade da volta das missas presenciais na arquidiocese.

A Arquidiocese de Londrina comunica que as Missas com a presença de fiéis continuam suspensas em toda a arquidiocese, até 12 de julho. Secretarias e igrejas continuam abertas para atendimentos individuais e orações pessoais. No dia 10 de julho os padres voltarão a se reunir para tratar da questão.

Decidimos autorizar a distribuição da Eucaristia dentro das Igrejas, conforme orientação a ser dada pelos párocos, para os fiéis que participarem da missa através dos meios de comunicação e participarem do devido rito litúrgico da Sagrada Comunhão e Culto do Mistério Eucarístico fora da Missa, conforme roteiro e orientações disponibilizados à parte.

Continuemos confiando-nos à misericórdia de Deus e fazendo a nossa parte em vista da vida plena para todos, especialmente os mais indefesos. Prestemos atenção às medidas de higiene indicadas pelas autoridades para o atendimento seguro das pessoas. Continuemos alimentando a fé do nosso povo com o anúncio da Palavra de Deus, Celebrações Eucarísticas on-line, devoção a Nossa Senhora, Igreja Doméstica, Comunhão Eucarística a partir do Rito Breve fora da Missa, Comunhão Espiritual e Caridade.

Obs.: O decreto oficial regulamentando a decisão será publicado no dia 2 de julho de 2020.

O Sagrado Coração de Jesus seja nosso guia!

Londrina, 29 de Junho de 2020.


Dom Geremias Steinmetz

Arcebispo Metropolitano de Londrina

Foto: Arquivo Catedral de Londrina

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *