Manual do Bom Convidado – Parte 1

Pra começar, se você foi convidado para um casamento, sinta-se honrado, privilegiado. Você faz parte da seleta lista de pessoas que esse casal faz questão de ver e abraçar no grande dia. E cá entre nós, quem não gosta de ser convidado pra um evento cheio de gente arrumada, boa comida, bebida gelada, música para dançar? Fora os docinhos, bolo e lembrancinhas…

Mas é preciso lembrar que nesses eventos, o convidado pode e deve evitar gafes e constrangimentos e, principalmente, retribuir o carinho dos noivos.

Por isso, depois de pesquisar bastante e analisar tudo o que já tive que enfrentar no trabalho como assessora de eventos sociais, resolvi montar e compartilhar com vocês, um Manual do Bom Convidado. No total, são 15 dicas para você não fazer feio em casamento algum. Tem coisa que até parece óbvia, mas em mais de 10 anos de eventos, posso garantir que já vi gente cometendo todo tipo de deselegância.

Hoje, a primeira parte do Manual do Bom Convidado.

Foto: Lafayete do Vale

1 – Convidado não convida

Parece absurdo, mas não é… muita gente tenta impor aos donos da festa mais acompanhantes do que estava projetado. Esteja atento a quem é endereçado o convite. Senhor e Senhora Fulano de Tal ou Fulano de Tal e Família. Nem sempre os noivos têm condições de bancar a festa para toda a sua família e se limitam a convidar o casal. Sinta-se privilegiado, não force a barra e decida com carinho se vai comparecer ou não.

2 – Confirme presença

Vai comparecer ao casamento? Confirme presença com antecedência. Não vai? Avise também, porque assim os noivos podem chamar outras pessoas para o seu lugar.

3– Dê presente

Os presentes são bem-vindos e com eles você retribui o carinho expressado pelos noivos ao lhe convidar. O ideal é que sejam entregues antes da festa, diretamente na casa dos noivos.  Só leve ao local da festa, se você mora em outra cidade e não pôde entregar com antecedência.

4 – Vá a cerimônia e não só pra festa

 Em um casamento, a cerimônia é a parte mais importante pros noivos. É onde eles trocam juras, fazem votos e recebem a benção de Deus. E como a festa é deles e você é um dos privilegiados convidados, respeite. Compareça à cerimônia e vá depois à festa. A ausência na cerimônia só é válida quando se tem um bom motivo, como trabalho, por exemplo.

5 – Seja pontual

O casamento está marcado para as 18 horas. Se programe para chegar pelo menos 10 minutos antes. É padrinho/ madrinha? Esteja lá pelo menos com meia hora de antecedência. Não chegue atrasado. Só a noiva tem esse direito.

6 – Vista-se adequadamente

Siga as instruções do convite ou se informe sobre o tipo de traje indicado para a festa. Você pode tirar essa dúvidar com o assessor do evento quando confirmar a sua presença. Ou pergunte diretamente para os noivos. Valorize o casamento deles. Nada de calça jeans nesse dia.

7 – Branco só a noiva

Parece brincadeira, né? Mas ainda tem muita convidada que comete essa gafe e aparece de branco. Branco SÓ a noiva e ponto final.  

Gostou da primeira parte do Manual do Bom Convidado? Semana que vem tem mais. Até lá!

Tem alguma dúvida na organização do seu evento? Mande para ascasamenteiras@gmail.com

Juliana Takaoka

Foto: Ana Souza

Jornalista com mais de 20 anos de experiência em televisão. Foi repórter, produtora e editora de textos em várias emissoras no Paraná. Desde 2009 é assessora/ organizadora de eventos, à frente da As Casamenteiras, que realiza festas em Londrina e região.

Foto Principal: César Augusto

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *