Johnson & Johnson suspende teste de vacina contra covid-19 em todo mundo

Empresa americana informou que testes foram temporariamente interrompidos depois que um paciente ficou doente

O LONDRINENSE com assessoria

Anvisa recebeu nesta terça-feira (13) um comunicado da empresa Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda, divisão farmacêutica da Johnson & Johnson, patrocinadora do estudo clínico Ensemble, suspendendo temporariamente a investigação sobre a segurança e a eficácia da vacina VAC31518COV3001 contra a Covid-19.

No comunicado, a empresa informa que o estudo foi interrompido devido a um evento adverso grave ocorrido em um voluntário no exterior. Interrompemos temporariamente a administração de novas doses em todos nossos ensaios clínicos da vacina covid-19, incluindo o ensaio Ensemble de fase 3, devido a uma doença inexplicada em um participante do estudo”, apontou a nota oficial. Maiores detalhes sobre o evento e o estado de saúde do voluntário permanecem em sigilo. O estudo continuará interrompido até que haja investigação de causalidade por parte do Comitê Independente de Segurança, como parte dos procedimentos de Boas Práticas Clínicas.

No Brasil, a inclusão do primeiro voluntário no estudo ocorreu em 9 de outubro e novas inclusões só poderão ocorrer quando houver autorização da Anvisa, que procederá com a análise dos dados da investigação e decidirá pela continuidade ou interrupção permanente do estudo clínico, com base nos dados de segurança e avaliação risco/benefício.

Foto: Pexels

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *