Inscrições para Teste Público de Segurança das urnas eletrônicas vão até 08/09

Tribunal realiza teste com participantes tentando violar o sistema eletrônico de votação para correção de falhas

O LONDRINENSE com assessoria

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está com as inscrições abertas para os interessados em participar do Teste Público de Segurança do sistema eletrônico de votação, o TPS. As inscrições para a edição deste ano podem ser feitas até o dia 8 de setembro. Qualquer cidadão brasileiro, maior de 18 anos, pode participar do evento, realizado na sede do TSE, em Brasília. Este ano, vão o ocorrer de 25 a 29 de novembro.

Os testes são eventos permanentes no calendário do órgão e são realizados no anterior às eleições com objetivo de buscar a colaboração da sociedade brasileira para o aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação utilizado nas eleições do país. O TSE instituiu a realização do TPS com o objetivo de fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação, da apuração, da transmissão e do recebimento dos votos, além de propiciar melhorias no processo eleitoral.

O evento traz a participação e colaboração de especialistas na busca por problemas ou fragilidades que, uma vez identificadas, serão resolvidas – e testadas! – antes da realização das eleições. O TPS envolve várias etapas, desde a apresentação dos planos de ataque, apresentação do sistema aos investigadores, abertura do código e o período de ataque propriamente dito, finalizando meses depois quando o TSE convida os envolvidos para testar novamente o sistema e verificar se as falhas foram corrigidas.

Quando um investigador e sua equipe tem sucesso em seu plano de ataque, todos ganham, pois a falha será corrigida e o sistema se tornará cada vez mais seguro.

Para participar, é importante ler atentamente o edital e garantir o cumprimento de todos os requisitos.

Como previsto no edital, os documentos devem ser remetidos ao TSE por Sedex ou carta registrada, protocolizados no Protocolo Administrativo, encaminhados para o e-mail tps2019@tse.jus.br ou, quando disponível, enviado por meio de formulário on-line disponibilizado no site do TSE.

No caso de envio por e-mail ou formulário on-line, o Tribunal confirmará o recebimento por e-mail após proceder com a leitura da mensagem. Caso o candidato não receba a confirmação de leitura ou recebimento pelo TSE em prazo julgado conveniente, deverá encaminhar o material por Sedex ou protocolizar no Tribunal.

Foto: Agência Brasil

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *