Hemocentro Regional de Londrina precisa de doadores de sangue

Estoque de sangue está baixo, especialmente os tipos A e O

Agência UEL

A direção do Hemocentro Regional de Londrina, do HU/UEL, informa que o estoque de sangue está baixo e necessita de doações, especialmente dos tipos A e O. A redução do estoque se deve também à retomada de procedimentos que haviam sido suspensas por causa da pandemia do Covid-19 e que precisam, por exemplo, de transfusão de sangue.

O Hemocentro do HU abastece mais de 20 hospitais da região, dentre eles o próprio Hospital Universitário e o Hospital do Câncer de Londrina.

Para controlar o fluxo de pessoas, as doações precisam ser agendadas pelo site www.saude.pr.gov.br/doacao. Durante a semana, as doações podem ser feitas das 13h às 18h30, e aos sábados das 8 às 13 horas.

Quem pode doar?

O doador deve ter entre 16 e 59 anos (menores de 18 precisam comparecer com o responsável legal), pesar no mínimo 50 quilos e apresentar bom estado de saúde. É preciso levar documento oficial com foto, estar hidratado e não estar em jejum. O ideal é ter feito uma refeição leve, uma ou duas horas antes da doação.

Pessoas que tiveram Covid-19 há mais de 30 dias, e estejam recuperadas, podem doar sangue.

Serviço – O Hemocentro Regional de Londrina fica próximo ao Hospital Universitário, na rua Cláudio Donisete Cavalieri, nº 156,  telefones (43) 3371-2218 ou (43) 3371-2356.

Foto: Arquivo/Sesa

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *