Gyoza de pernil e camarão

O Gyoza, ou Wonton, é um prato muito popular no Japão. No entanto, sua origem é chinesa. Por ser uma massa de dois ingredientes que pode ser recheada com qualquer coisa, foi muito utilizada nos períodos de guerra e pós-guerra.

Para fazer a massa basta misturar farinha de trigo com água morna, sovar, deixar descansar por 30 minutos, e depois abrir e cortar. A proporção é de 2 por 1, ou seja, para 400 g de farinha, 200 ml de água (o que é bastante, mas você pode congelar o que sobrar). Também é possível encontrar a massa pronta congelada nas casas de produtos orientais. Bem como o molho de ostras e o molho de peixe. Em Londrina tem no Mercado Shangri-la. Esta é uma opção de recheio, mas você pode fazer com legumes, carne moída, frango.

Vou colocar aqui a receita básica de fundo de legumes, que serve pra tudo, mas você pode ir jogando outros legumes dentro, talos que não foram usados, folhas de beterrada ou cenoura, o importante é construir um sabor. Faça e congele em recipientes de 500ml.

– 3 litros de água

– 1 kg de mirepoix (500g de cebola picada, 250g de salsão picado, 250g de cenoura picada)

– 15g de alho amassado;

– 1  cebola piqué (1/2 cebola descascada, cortada ao meio. Coloque nela 1 folha de louro e espete com 4 cravos da índia) ;

– 1 bouquet garni (1 talo de salsão, 1 folha de louro, um maço de tomilho, 2 ou 3 ramos de salsinha, amarrados com um barbante dentro de uma folha de alho-poró).

Em uma panela com um fio de óleo, frite a cenoura, depois a cebola e o salsão. Acrescente o alho e os os outros ingredientes e cubra com a água. Deixe ferver por 30 minutos, coe.

Ingredientes para o Guyoza

– 200 g de massa para gyoza;

– 350 g de pernil de porco moído;

– 150g de camarão pequeno limpo;

– 80g de cebola picada;

-20g de capim limão picado;

– 40ml de molho de ostras;

– 80 ml de molho de peixe;

– Folhas de lima kaffir (faz parte da receita original, mas não é muito comum aqui. Eu não costumo usar)

– Suco de limão a gosto

– Pimenta calabresa a gosto

– Fundo de legumes, quanto baste.

Moer o pernil suíno. Processar o camarão com o pernil e os demais ingredientes até obter uma pasta homogênea. A parte mais complicada é fechar os Gyozas. Tem que colocar o recheio no meio do disco, deixando uma sobra de pelo menos um dedo. Fecha o disco em meia lua e faz um plissado nas laterais, apertando para fechar.

Em uma frigideira de ferro colocar o óleo e esquentar. Selar os gyozas até ficarem dourados, e então cobrir colocar o fundo de legumes até metade dos gyozas , tampar e cozinhar por aproximadamente 7 minutos, até o  caldo evaporar. Se necessário acrescente mais caldo.

Bom Apetite!!!!

Foto: Acervo pessoal

Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!


.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *