Expressões da arte

Para quem curte artes e ou quer entender melhor vão aqui algumas expressões que descrevem diferentes técnicas.

Vocês já ouviram a palavra “díptico”?

Díptico é a mesma obra dividida em duas partes, tríptico em três, e por ai vai…

Obra conceitual ou figurativa? Na obra conceitual, por vezes o artista usa de um determinado conceito pra criar, vale mais a ideia do que a figura. Um exemplo é a obra “ceiling painting” da Yoko Ono, a obra era uma escada, e no final dela, por uma lupa, poderia se lida a YES, escrita no teto. John Lennon relatou que ao ver a obra dela, foi “amor à primeira vista”, por assim dizer (Pela artista, principalmente!)! Vale, na obra conceitual, causar uma emoção, um sentimento mas são obras que não são feitas para durar! Claro que, nem todas! Depende muito dos artistas e dos materiais que usam, ok?

Já na obra figurativa, com o próprio nome diz, existe sempre figura ou figuras conhecidas, como o corpo humano. Nesse tipo de trabalho não existe a necessidade de um conceito, ele pode ser mais rico de figuras ou não.

Citei essas duas porque existe uma discussão muito grande sobre, ter ou não figuras, ser uma obra mais “limpa” (sem muitos elementos) ou uma obra mais carregada. Independentemente de qualquer coisa, os artistas precisam entender muito bem de cada técnica, para desenvolverem suas linguagens.

Na arte abstrata, que é completamente frente da conceitual, temos figuras, mas não facilmente reconhecíveis, como as figuras geométricas…Quando a arte é abstrata, com manchas de cor, por exemplo, a expressão que usamos é “figura orgânica ou amebótica”, sem formas definidas….

Se vocês ouvirem a expressão “obra aberta”, significa que, independente da técnica ou “escola”, a obra é de livre interpretação…

A “cópia” é uma imitação de alguma obra, e cópias não são arte, existem sim grandes imitadores e falsificadores, inclusive alguns são contratados pelos museus e outros ganham milhões oferecendo obras que são “fake”, o que diga –se de passagem isso é crime e dá cadeia!

Dúvidas ou curiosidades, mandem pra mim!!

Gostaria muito de saber a opinião de vocês sobre a coluna e o mundo das artes!

Ah! sim… é verdade… John lennon se apaixonou por Yoko por causa daquela obra, e ela tem obras interessantíssimas, bem atuais, vale a pena dar uma olhada!

Boa semana para todos!

Foto: Obra de Jackson Pollock

Angela Diana

Sou londrinense e me dedico à arte desde 1986 quando pisei pela primeira vez no atelier de Leticia Marquez. Fui co-fundadora da Oficina de Arte, em parceria com Mira Benvenuto e atuo nas áreas de pintura, escultura, desenho e orientação de artes para adolescentes e adultos.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *