Esfriou, né? Que tal uma sopa?

O outono chegou e já trouxe uma pequena mostra de frio. Apesar dos dias estarem sendo quentes, à noite a temperatura cai bastante e, nestes tempos de confinamento, quer coisa mais gostosa que uma sopinha bem quentinha? Bom, eu adoro qualquer uma, sou fã confessa e acho que não tem comida mais confortante que esta. Vamos lá!

Sopa de brócolis

Ingredientes:

– 2 colheres (sopa) azeite;

– 1 cebola bem picada;

– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;

– 750 ml de caldo de legumes ou galinha (já vimos a receita aqui);

– 450 g de brócolis separados em buquês;

– 350 ml de leite (temperatura ambiente);

– ½ colher de chá de noz moscada ralada na hora;

– Sal a gosto;

– Pimenta-do-reino a gosto.

Primeiro refogue a cebola no azeite. Junte a farinha e mexa bem por 1 minuto. Agora despeje o caldo vagarosamente e continue mexendo. Adicione o brócolis e cozinhe até que este fique macio, mais ou menos 7 minutos, depende do seu fogão.

Agora é só bater a sopa no processador ou liquidificador. Cuidado neste momento, porque líquido quente costuma espirrar. Se for usar liquidificador, prefira copo de vidro. Retorne para a panela e acrescente o leite e a noz-moscada. Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva com pão, ou torradinhas!

Aproveite sua casa!

Foto: Acervo pessoal

Agda Souto Bressan
Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *