Conselho Municipal de Transparência promove hoje reunião aberta ao público

Na discussão, está uma sabatina com o controlador-geral do Município

O LONDRINENSE com assessoria

O Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina (CMTCSL) realiza, nesta segunda-feira (9), a partir das 19 horas, uma reunião aberta ao público. A pauta inclui apresentação do Projeto Kavá; resposta do controlador-geral do Município a respeito do relatório de atividades do CMTCSL, referente ao primeiro semestre de 2020; entre outros informes pertinentes.

De acordo com o presidente do Conselho de Transparência e Controle Social, Auber Silva Pereira, serão apresentadas pautas em três eixos distintos de conferência: Metas e Indicadores; Capacitação e Engajamento; e Prevenção e Combate à Corrupção. “Toda a reunião do CMTCSL é um marco no processo de construção de transparência. O intuito é atingir as metas, em termos de qualidade de vida, gerando felicidade e bem estar ao munícipe”, afirmou.

Para garantir mais credibilidade à população londrinense a reunião também será responsável por apresentar a proposta do Projeto Kavá, bem como o processo de tramitação deste item na Prefeitura. “O Projeto Kavá é uma realização do Conselho, em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL). A ideia é propor um sistema que irá utilizar tecnologias da informação, como o BigData e a inteligência artificial, a fim de fazer com que Londrina seja a primeira cidade do Brasil a promover um mecanismo de acesso de transparência ativa, para o seu munícipe. É um canal de disseminação de dados, feito por aplicativo, para os serviços públicos. O intuito é garantir que as principais demandas da população sejam expostas neste sistema”, explicou.

Inicialmente, o Projeto Kavá será implantado em duas secretarias municipais, Gestão Pública e Governo, e duas autarquias, a CMTU e o IPPUL. Com a ferramenta, as informações destes órgãos deverão ser disponibilizadas de forma ordenada, via internet. Dados de transporte coletivo, mobilidade urbana e termos de construções são exemplos do que promete ser apresentado pelo sistema.

Qualquer pessoa pode participar do encontro. Interessados em ter acesso devem se cadastrar na plataforma oficial de webconferências da Prefeitura de Londrina, clicando aqui. Vale ressaltar que o debate será conduzido pelos membros do CMTCSL.

Os encontros – O CMTCS promove reuniões ordinárias desde 2012, a fim de apresentar questionamentos pertinentes aos três eixos de conferência da sociedade: Metas e Indicadores; Capacitação e Engajamento; e Prevenção e Combate à Corrupção. Assuntos como o Impostômetro, Museu de Combate à Corrupção, Qualidade de água e esgoto e o Projeto Kavá são exemplos de temas discutidos. Para mais informações acesse o Facebook do Conselho.

Foto: Emerson Dias/N.Com

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *