Coletivo de artistas lança feira ArteCultura especial de Natal

Dezessete artistas, das mais variadas áreas, estarão expondo e vendendo sua produção em um único local

Um grupo de 17 artistas de Londrina está organizando a exposição Artecultura – Especial de Natal. Quem quiser comprar presentes criativos poderá escolher entre quadros, esculturas, peças em cerâmica, acessórios, árvores de bonsai e orquídeas. O evento acontece na sexta e sábado( 6 e 7), das 15 às 21 horas na sexta; e das 10 às 19 horas, no sábado, no ateliê da artista plástica Yoshiya Nakagawara Ferreira (R. Fernando de Noronha, 1400 – Jardim Quebec). O endereço abriga boa parte do acervo da pintora e escultora. Só isso já vale a visita.

O principal objetivo do Artecultura não é comercial. A intenção é despertar a curiosidade do público pela arte e criar um ambiente de troca de experiências e aprendizado. Os visitantes terão oportunidade de acompanhar palestras, oficinas e demonstrações de trabalho gratuitamente.

O projeto

Yoshiya Nakagawara Ferreira já completou 40 anos de atuação no cenário cultural em Londrina.  Ela abriu as portas do ateliê para artistas de várias gerações e vertentes. O Artecultura surgiu a partir de um dos encontros realizados no local.

Os participantes perceberam o desejo comum de levar a arte para o cotidiano das pessoas. “A arte é para todos, cada um tem a sua própria definição. Queremos pessoas de todas as idades participando dos eventos, pensando e se divertindo conosco, estimuladas pela arte”, diz Yoshiya.

A artista plástica Udhi Jozzolino, outra referência na arte londrinense, também aceitou o convite para participar do coletivo. Aos 80 anos, ela vai expor quadros criados por meio de composições em tecido. “Para que serve a arte? Para a alma! Não é só o corpo que precisa de alimento. Você olha para uma obra e pode nem saber explicar por que ela mexe tanto com você, mas aquilo de te faz bem. Isso basta”, explica

O pintor Claudio Francisco da Costa afirma que o contato com a arte é uma necessidade do ser humano: “A arte nos humaniza, acolhe, educa para melhor, traz um novo olhar para a vida.”

Os organizadores querem que o especial de Natal seja o primeiro de uma série de eventos do Artecultura.  O grupo trabalha de forma colaborativa, compartilhando recursos e estrutura, buscando fortalecer a produção artística local e tornar a arte mais acessível para o público.

Silvana Palma trabalhou muito tempo na área de Tecnologia da Informação e há 15 anos passou a se dedicar exclusivamente à criação de peças decorativas e utilitários em cerâmica. A virada na vida valeu a pena. Silvana conta que a arte fez dela uma pessoa mais equilibrada e resolvida. “Quando descobrimos algo de bom, devemos compartilhar com outras pessoas. Nós queremos que a arte ajude mais gente a viver melhor.”

Participantes

Os artistas (Foto: Ranulfo Pedreiro)

Yoshiya Nakagawara Ferreira ( pintura e escultura) – Raquel Carraro (pintura e móveis) – Udhi Jozzolino (composição em tecidos) – Rosana de Andrade ( cerâmica) – Vanessa Di Raimo ( Ecoa Cerâmica) – Elisa Fogo (cerâmica) – Silvia Blanco (Ziza Cerâmica) –  Eliane Mello ( Dali Cerâmica) – Silvana Palma (cerâmica) – Mikaela Lentini (cerâmica) – Fábio Bueno (escultura) – Jéssica Debortolo ( acessórios em madeira e resina) – Raquel Piccinin (pintura) – Claudio da Costa (pintura) – Maria Scherlowski (cerâmica) –  Cássio Onohara (escultura) – Thiago Cava (Loca ornamental / acessórios em latão e pedras).

Serviço

Artecultura – Especial de Natal

Exposição e venda de trabalhos de artistas londrinenses. Palestras e oficinas sobre arte.

Quando: 6/12 (sexta-feira), das 15h às 21h; e 7/12 (sábado), das 10h às 19h

Local: R. Fernando de Noronha, 1400, Londrina.

Informações pelo telefone (43) 3338-1646 ou pelo WhatsApp (43) 9 9900-9522.

Foto: Cerâmica de Elisa Fogo – Foto Ranulfo Pedreiro

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *