Churros para matar a saudade da ExpoLondrina

2020 começou derrubando tudo. De repente nos vemos obrigados a repensar nossos hábitos desde as coisas mais básicas e corriqueiras, como dar um abraço e lavar as mãos, até nosso estilo de vida. Precisamos decidir sobre consumo, trânsito, precisamos olhar para nossos idosos e protege-los. Tomar decisões sobre o que realmente precisamos do mercado, para que tenhamos só o necessário e não deixemos outras pessoas sem. Crianças em casa, temos que rever o tempo que passamos com eles.

Durante estas semanas vimos comércio fechando, pessoas circulando menos e eventos sendo cancelados. Viagem em família cancelada, aniversário do filho mais novo cancelado e mesmo meu aniversário está em estudo (é no final de maio), com grande probabilidade de ser cancelado.

Bom, e o que vamos fazer com todo esse tempo que nos resta? É uma boa hora pra chamar a família pra cozinha e passar um tempinho com todos ajudando, né. A  receita de churros não foi por acaso, é só pra não ficar com tanta saudades da Exposição Agropecuária de Londrina, que teve a edição de 2020 cancelada. Junta a turma aí e vamos fazer:

Ingredientes:

– 1 litro de água;

– 625g de farinha de trigo;

– 20 g de sal;

– Óleo para fritar;

– Açúcar de confeiteiro e canela para polvilhar.

Você vai precisar de um saco de confeitar com bico pitanga grande.

Para cobertura você pode usar doce leite quente, ganache de chocolate, geléia!

Em um panela de boca larga ferva a água com o sal. Quando ferver adicione a farinha de trigo de uma vez e reduza o fogo. Vá misturando devagar, depois de 20 segundos desligue o fogo e continue mexendo. A massa vai ficar bem pesada. (Dá pra usar a batedeira com o gancho para massas pesadas em velocidade média).

Depois que a massa ficar homogênea e levemente amarelada, espalhe por uma superfície de pedra, com uma altura de aproximadamente 1 cm. Espere até ficar em temperatura ambiente. Uns 30 minutos. Retire a massa da mesa e coloque num saco de confeitar.

Em uma panela ou frigideira aqueça o óleo.

Aperte o saco de confeitar e corte os pedaços no tamanho desejado. É muito importante que o churros não seja liso, pois a água da massa evapora pelas ranhuras que se formam. Frite por 2 ou 3 minutos e polvilhe o açúcar e a canela.

Agora é só servir com o recheio. Aproveite!

Foto: acervo pessoal

Agda Souto Bressan


Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *