Casacos coloridos e botas de cano longo: os grandes hits do inverno 2020

Acompanhando a sazonalidade que guia o mundo da moda, aqui estamos nós, nesse verão abafado com jeito de outono já pensando no guarda-roupa do inverno! Em 2020, os grandes hits e queridinhos da estação (teoricamente) mais fria do ano serão os casacos coloridos e com estampas vibrantes e as botas de cano longo!

Nas passarelas da New York Fashion Week (NYFW), os casacos apareceram numa releitura da tendência de 2016, numa pegada entre os trench e os puffer coats, com corte clássico e mais tradicional mas hiper coloridos para fazer vibrar uma estação que geralmente é conhecida pelos tons sóbrios, mais escuros ou terrosos.

E tudo com uma pegada bem street style, mais casual, para usar na rua mesmo, no dia a dia, e deixar as composições mais charmosas e elegantes. Nesse sentido, também estamos apostando em versões bem ousadas e descoladas para serem usadas de forma despojada em looks mais festivos ou mais formais – e a gente também deve ver essa tendência se sobrepondo à outra, a da monocromia: casacos coloridos com maxi estampas sobre looks monocromáticos, todos de um tom só ou abusando de diversos tons de uma mesma paleta e que estejam coordenados com peças de tecidos e texturas diferentes. Taí uma tendência que anima a gente!

Na parte debaixo do look estarão as botas de cano longo, mais uma vez, como grandes vedetes da estação. Mesmo nas combinações mais casuais, as passarelas dizem que saem de cena os sneakers, os tênis de cano longo tipo All Star, descolados e queridíssimos de 10 entre 10 fashionistas, para darem lugar às charmosas botas.

Confesso que os tênis não vão sair dos meus pés tão facilmente, no inverno é ainda mais legal coordenar o calçado com calças tipo alfaiataria com blusas e casacos incríveis, difícil competir com combinação tão confortável e cool, ao mesmo tempo, que lhe leva ao trabalho e até a um evento mais formal. Por outro lado, amo as botas – principalmente as de cano curto, que uso até no verão, e longo. Fico feliz de saber que vai ser mais fácil encontrar modelos bacanas a preços mais acessíveis graças a essa tendência.

No que diz respeito aos casacos, mesmo para quem curte é mais difícil aderir. É preciso fazer entrar em ação o jogo de cintura e lembrar que a gente adequa as tendências para nossa realidade – no caso, a brasileira pede uma versão mais curta e mais leve, mas que ainda assim pode ser muito charmosa e inspirada pelas passarelas.

Uma dica bacana é apostar em casacos do comprimento/estilo do Spencer – tem umas versões mais modernosas e charmosas, algumas até estampadas ou com cores mais vibrantes. Bacana também apostar em blazers com jeitão vintage, corte mais anos 80 ou começo dos anos 90, mais longos e mais largos, com tecidos e cores mais alegres. Pra quem se arrisca na customização, vale a pena também apostar num estêncil legal e criar uma maxi estampa bonita e exclusiva. É o caminho que escolhi seguir nesse inverno!

Ana Paula Barcellos

Formada em História pela UEL, trabalhou 10 anos como escritora para blogs e sites sobre cultura e lazer. Atualmente, trabalha com marketing digital e pesquisa de tendências e, junto com Angela Diana, é proprietária da Rosita, marca de acessórios.

Fotos: NYFW/divulgação

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *