Cannoli Siciliano para celebrar os italianos no Brasil

Esta semana comemoramos o Dia do Imigrante Italiano. Mesmo quem não é descendente não pode negar o tamanho da influência deste povo na nossa formação cultural. No meu caso, o vínculo vem da família do meu marido. Fiquei pensando aqui na quantidade de pratos que poderíamos fazer. Diversas massas, pizzas, molhos, bistecas, receitas mediterrâneas. Deu até fome. Bom, acabei optando por uma sobremesa siciliana que aqui em casa todo mundo adora! O canolli é uma massa frita e recheada tradicionalmente com um creme a base de ricota, mas claro que podemos fazer aquelas adaptações que brasileiro adora fazer.

Ah! Esta é a receita usada pelo Cake Boss Buddy Valastro.

Você vai precisar comprar tubos de inox para cannoli, a venda em casas de festas, e de saco de confeitar e uma batedeira.

Ingredientes da massa:

– 450 g de farinha de trigo;

– 60 g de gordura vegetal ou banha;

– 2 colheres (sopa) de açúcar cristal;

– 1 ovo;

– 85 ml de vinagre de vinho branco;

– 70 ml de água;

– 1 pitada de sal;

– Óleo para fritar.

Bata todos os ingredientes com o batedor de gancho em velocidade baixa por aproximadamente 10 minutos. Quando a massa virar uma bola na batedeira é porque está pronta. Embale com plástico e deixe descansar fora da geladeira, mas em local fresco, por três  horas.

Em uma superfície lisa e enfarinhada abra a massa com a espessura média de uns 2 milímetros. Você pode usar um espaguete tamanho 1 como base de comparação na hora de abrir a massa. Corte em círculos. Envolva nos tubos e cole as pontas com água ou ovo batido e pressione.

Cubra uma travessa com papel toalha.

Frite os cannolis em óleo quente até que fiquem dourados. Espere esfriar e retire os tubos. Reserve.

Ingredientes do recheio:

– 200 g de ricota;

– 100 ml de creme de leite fresco;

– 2 colheres (sopa) de açúcar;

– 1 colher (sopa) de raspas de laranja;

– Chocolate ou pistache ralado (ou os dois).

– 1 dose de Grand Maniere, mas você pode usar rum ou conhaque.

Para finalizar:

– Chocolate picado ou gotinhas de chocolate;

– Pistache picado;

– Açúcar de confeiteiro.

Primeiro você precisa passar a ricota pela peneira. Bata o creme de leite em ponto de chantilly mole e misture todos os ingredientes. Coloque no saco de confeitar e recheie a massa frita pelos dois lados e finalize com o chocolate ou o pistache. Por último polvilhe com o açúcar de confeiteiro. Sirva com um café!

Agda Souto Bressan

Sou graduada em História pela UEL, casada com Oscar e mãe do Davi, da Bethânia e do Thales. Chef profissional formada pela Menu Escola de Gastronomia de Londrina, atualmente cursando pós-graduação de Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS. Adoro cozinhar, mas gosto mais ainda de comer!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *