Cadastro positivo, entenda

Recebi esses dia um email com o seguinte comunicado:

Sr. Claudio Luiz Chiusoli
“Comunicamos que o seu Cadastro Positivo foi aberto nas empresas Boa Vista, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil, devidamente aderentes aos requisitos legais para atuação como gestoras de banco de dados”.

Você provavelmente também deve ter recebido e até então não tinha entendido muito o motivo. Fui investigar e verifiquei que se trata de uma alteração da Lei 12.414/2011, que entrou em vigor em 9/09/2019, que permite a entrada automática do seu nome na abertura do seu cadastro, com informações de histórico de crédito e pagamentos, conhecido com Cadastro Positivo.

O que é o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é uma forma abrangente e justa de avaliar o seu acesso ao crédito, levando em consideração o histórico de pagamentos das obrigações financeiras e não somente dívidas atrasadas (que pode gerar o cadastro negativo).

Dessa forma, as empresas com as quais se relacionam avaliarão seu perfil para se orientar se você é um bom pagador com base no seu histórico de compras e não apenas com base no cadastro negativo.

Anteriormente, somente as contas que você deixou de pagar eram analisadas. Com o Cadastro Positivo, é possível provar que seus pagamentos estão em dia e serão considerados pelas empresas com os quais você está negociando algum produto ou serviço.

O que é bom nisso?

Com o seu Cadastro Positivo, terá mais chances de conseguir melhores taxas de juros e acesso mais rápido ao crédito.

Não há com que se preocupar, os dados pessoais serão utilizados apenas para o cálculo do seu Score de Crédito, que vai de 0 (zero) a 1000 (mil). A nota máxima é o caminho para o bom pagador.

Se você autorizar, os dados também poderão ser detalhados para as empresas que você escolher. Caso não queira participar do Cadastro Positivo, é possível solicitar o cancelamento, sem custo adicional, em qualquer um dos birôs (Serasa, SPC, Boa Vista, Quod).

Por outro lado, uma vez cancelado, nenhuma empresa terá acesso aos seus dados positivos.

Para mais informações acesse esse site Brasil no Positivo. Lá explica detalhadamente os principais benefícios e vantagens.

Então fica a dica. Desejando mais notícias ou explicação da nossa economia do dia a dia, mande seu comentário.

Desejo uma excelente semana!

Cláudio Chiusoli

Professor de Administração na UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro Oeste /PR. Economista formado pela UEL. Pós-doutor em Gestão Urbana pela PUCPR. Facebook: facebook.com/claudio.chiusoli
Instagram: @claudio.chiusoli
Linkedin: https://br.linkedin.com/in/claudio-chiusoli-50819531
Mande sua sugestão ou dúvidas para prof.claudio.unicentro@gmail.com

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *